Programa Son Rise: você conhece?

Autista clássico
Autista clássico

Educação e Pedagogia

22/03/2013

Trabalho na área da Educação há alguns anos e durante este tempo tenho acompanhado muitos casos de alunos autistas, mas um caso em específico me chamou muito a atenção. Sabe-se que o autismo não tem cura e que existe tratamento, porém os avanços, na maioria dos casos, podem ocorrer de forma lenta e em casos mais severos os resultados são mínimos.

Durante este ano letivo de 2013, fui surpreendida por um novo aluno autista na escola em que trabalho, considerado como: autista clássico. Mas, a grande surpresa é que este aluno apresenta características que não condizem com seu diagnóstico. Faz contato visual, se relaciona bem com os colegas e professores, participa das atividades em classe e na hora do recreio relaciona-se com muita facilidade com os colegas.

Ao conversar com os pais deste aluno descobri que realmente ser pai de uma criança especial é para pessoas também muito especiais! Os mesmos me relataram que utilizam o Programa Son Rise diariamente com o filho. Nunca tinha ouvido falar neste programa e eles começaram a relatar os avanços impressionantes que tiveram após aderirem a esta metodologia.

O Programa Son Rise foi desenvolvido pelo casal Barry e Samahria Kaufman, que no início da década de 70, ouviram de diversos especialistas que o seu filho Raun, autista severo, não teria muitas chances de recuperação já que seu caso era grave e possuía um QI abaixo de 40. Dessa forma, de modo intuitivo e amoroso que o casal decidiu por conta própria, criar um programa específico para o desenvolvimento de seu filho.

Durante três anos e meio de trabalho intenso com Raun, o casal desenvolveu o Programa Son Rise que hoje auxilia milhares de pais e educadores pelo mundo para trabalharem com crianças autistas. Atualmente, Raun é o CEO do Autism Treatment Center of America, fundado por seus pais em Massachusetts, nos Estados Unidos. Raun cursou uma Universidade altamente conceituada e superou grandes dificuldades, segundo seus pais, por meio do programa Son Rise.

O Programa utiliza uma abordagem denominada: interacionista, responsiva e motivacional. Interacionista por trabalhar a relação interpessoal, que deve ser diária e realizada por pessoas próximas a criança, em que mostre o valor deste relacionamento por meio do respeito, da compreensão entre um universo lúdico e interessante para a criança autista. Responsiva, pois tem como objetivo responder de forma imediata, intensa e positiva a maior parte de tentativas de comunicação feitas pela criança. Estimulando a comunicação cada vez mais frequente da mesma. Motivacional por ter que inspirar a criança a querer se comunicar proporcionar por meio da motivação atividades divertidas, lúdicas e interessantes que a levem a desenvolver suas habilidades brincando.

Os educadores e pais que participam deste Programa acreditam que por meio das brincadeiras realizadas com as crianças há o desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais, sensório-motoras e cognitivas.

Referências bibliográficas:

Livro ‘Brincar para Crescer’ de Tali Berman e Abby Rappaport.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Son-Rise (acesso em: 22/03/2013)

www.inspiradospeloautismo.com.br (acesso em: 22/03/2013)

 

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Luana Linhares da Costa

por Luana Linhares da Costa

Luana Linhares: Pedagoga. Pós-graduada em Psicopedagogia e Gestão Estratégica de Recursos Humanos. Orientadora Educacional da Prefeitura de Santos.

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