O Período do Aprendizado Sensível - Aprendizagem Montessoriana: Crianças

O professor deve condicionar a sensibilidade interior da criança de forma especial e única
O professor deve condicionar a sensibilidade interior da criança de forma especial e única

Educação e Pedagogia

19/02/2013

Toda a criança tem o período do aprendizado sensível. De acordo com Chomsky, a criança nasce com conhecimento em potencial. Ela nasce com uma espécie de lógica, de gramática, de instinto que são códigos do conhecimento a serem espiralados em forma de conhecimento ao passo que ela se desenvolve.

Para Montessori, a criança se desenvolve a partir da sua sensibilidade interior expostas ao meios exteriores conforme o seu desenvolvimento psíquico evolui. Esse ambiente deve ter características polifórmicas, ou seja, levando isso para o conceito da prática pedagógica, a criança deve estar exposta a um ambiente diversificado.

O professor deve condicionar a sensibilidade interior da criança de forma especial e única.

Para Montessori, essa é a chave do professor que abrirá os conceitos de aprendizado da criança, atuando em ambiente psíquico. Quando a criança está condicionada, de forma singular, a diversas formas de aprendizagem, tendo a liberdade de desenvolver suas aptidões, o professor tem como aprimorar a Atividade Criadora no relacionamento diário com a criança.

Chaves de Montessori

• Atividade criadora

• Emoção

• Trabalho do ambiente

• Criação

• Domínio da linguagem

No que tange a aquisição da linguagem, esta é uma das chaves principais do aprendizado montessoriano. Primeiro, porque a criança da pré alfa está em pleno desenvolvimento da aquisição oral e este se configura como um suporte para os demais segmentos do aprendizado.

A criança escuta. A dinamização dos sons, da história, das músicas, acaba assentando e organizando o universo linguístico da criança.

Escolas têm interferido veementemente nesse desenvolvimento. Tenho recebido reclamações de pais que são chamados constantemente pela orientação pedagógica da escola, pois seus filhos “apresentam” dificuldade de desenvolvimento de suas habilidades. Pergunto-me: é possível?
O aprendizado da criança não é instantâneo e não ocorre no tempo que queremos. Cada criança é singularmente diferenciada na prática pedagógica e isso é um princípio deveras montessoriano. Ser montessoriano é respeita o aprendizado da criança acima de tudo. A escola, diz que a criança não desenvolve todos os vocábulos por isso não será alfabetizada. Premeditação errada. A criança tem o seu tempo de aprendizado. Com isso, os orientadores cercam as crianças de fonoaudiólogos, psicólogos e terapeutas, solicitando avaliações instantâneas. Errado. A criança deve ter uma avaliação sólida pela escola e muito bem formulada e, se tiver indícios de desenvolvimento no aprendizado que a incapacitem deveras, devem seguir a terapia Em Ambiente Escolar.

Antes de avaliar o aprendizado da criança, a escola de ter uma avaliação sólida do seu propósito pedagógico!

Com avaliar os processos que possibilitam a aquisição linguística?

a) A escola cultiva o espírito musical constantemente?

b) A escola disciplina as crianças através de histórias e vivências?

c) A escola é lúdica no aprendizado lógico-matemático?

d) A escola cria teatralidades e personagens vivenciados pelos próprios alunos?

e) A escola aproxima o contato dos pais ao longo dessa vivência?

Estas e outras perguntas podem determinar o grau de competência escolar, de acordo com os preceitos montessorianos em possibilitar o aprendizado linguístico sensorial da criança. Por que aprendizado sensorial? Porque de acordo com Montessori, os sentidos são o canal de recepção do aprendizado.

“O ouvido escuta pouco a pouco e também a língua se movimenta com uma nova animação. A língua, até então, se limitara a sugar, começa a sentir vibrações interiores, passa a procurar a garganta, os lábios, as bochechas, como se obedecendo a uma força irresistível. Pois tais vibrações são vida [...]”
(Montessori, p. 57)

Daí conclui-se que a aprendizagem montessoriana é:

A) sensitiva

B) Física

C) Sensorial

D) Anímica (parte da estabilidade psíquica da criança para algo mais amplo)

E) Deve ser valorizada em seus mínimos gestuais.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


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