Abuso sexual NÃO é responsabilidade da criança!

Lembre-se que quem não denucia também abusa
Lembre-se que quem não denucia também abusa

Educação e Pedagogia

06/02/2013

A criança é um sujeito em processo de desenvolvimento, formação e descobertas. Estruturalmente a criança é um ser humano dependente física, cognitiva e emocionalmente do adulto por ela responsável. Logo, a criança deve ser capaz de confiar nos pais ou responsáveis para que seu desenvolvimento ocorra de forma plena e, assim, ela se torne responsável e independente.

Quanto ao desenvolvimento psicossexual, a curiosidade sexual das crianças deve ser satisfeita conforme sua manifestação. As dúvidas devem ser sanadas de acordo com a idade e o tema. Educar a criança sexualmente não é “atiçar” sua curiosidade, mas sim promover sua autonomia através também do conhecimento sobre seu corpo, sentimentos e sensações. Vale lembrar que criança desinformada é presa fácil de abuso sexual.

Muito se fala sobre as músicas, programas de televisão e propagandas estarem favorecendo a sexualização infantil. Ou seja, promovendo o comportamento sedutor por parte das crianças. Mas, mesmo com essas questões da mídia, é papel do adulto responsável pela criança ensiná-la a discriminar afeto de sexualidade, para além de prevenir abusos contra a criança, ela não conhecer apenas carícias sexuais como expressão de afeto.

Caso ocorra abuso sexual, mesmo tendo havido um comportamento sedutor infantil, o adulto é sempre o responsável pelo abuso. É o adulto quem tem (ou deveria ter!) condições emocionais de não aceitar esta sedução. O limite é dado pelo adulto!

Assim, vemos que a educação sexual em casa e na escola se faz necessária. Caso tenha alguma dúvida quanto à educação sexual, procure por um educador sexual.

Se souber de algum abuso sexual, denuncie! Lembre-se que quem não denucia também abusa.
Disque Denúncia: 100

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Carolina Gonçalves de Freitas Fonseca

por Carolina Gonçalves de Freitas Fonseca

Mestre em psicologia, psicóloga de formação, sexóloga , especialista em educação sexual, vem atuando na área clínica há 15 anos e desenvolvendo trabalhos de consultoria e orientação em educação sexual junto a pais e professores(as).(http://psicologacarolinafreitas.blogspot.com.br/) Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6286538666536903

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93