Os desafios da educação inclusiva

Alunos com necessidades educacionais especiais
Alunos com necessidades educacionais especiais

Educação e Pedagogia

28/01/2013

De forma específica, o objetivo deste é fazer uma análise dos mecanismos que são utilizados pela instituição especializada para que esteja adequado às exigências normativas no sentido de assumir a educação escolar dos alunos com necessidades especiais como foco central de seu trabalho, tornando compatível com as necessidades de cada educando.

Na educação especial no Brasil, ao longo de seu processo, teve características que deixaram explicitas o grande distanciamento da instituição regular de ensino, causado por inúmeras situações, dentre elas, o fato do Estado não demonstrar muita preocupação com a criança especial e a falta de escolas com suporte pedagógico.

Com o passar dos anos, observa-se alguns avanços quando em 2004, o Ministério Público Federal publicou um documento chamado: O Acesso de Alunos com Deficiência às Escolas e Classes Comuns da Rede Regular.

O objetivo deste documento era dissipar com os conceitos pré-existentes sobre o assunto, destacando o direito de cada pessoa deficiente ou não acesso à educação. Pode-se observar que hoje já se nota um aumento, mesmo que ainda tímido, de crianças com necessidades educacionais especiais tendo acesso a educação em escolas de ensino regular, sejam públicas ou privadas, o que no passado, ficava ao cargo de instituições filantrópicas.

A participação da família neste processo de formação educacional do aluno com necessidades educacionais especiais é fundamental e de suma importância para desenvolver um trabalho que fortaleça a promoção e inclusão social desse indivíduo. No caminho da inclusão, é necessário que ambos (família e indivíduo), enfrentem seus traumas, suas limitações e discriminações sofridas na tentativa de aceitação e adaptação de seus filhos na comunidade escolar.

Uma das grandes dificuldades que as famílias enfrentam, é lidar com a atenção extrema que esses alunos precisam, muitas vezes pode naturalmente isolá-las também do convívio social (o que pode até não ser perceptível por eles), ocasionando um sentimento de exclusão e rejeição. Questões envolvendo escola, alunos com necessidades educacionais especiais e suas famílias, devem ter uma atenção diferenciada da sociedade.

Esses três precisam trabalhar em parceria no que se refere à tentativa desses sujeitos de ultrapassar esse quadro de exclusão, marcado pela fragilidade nas relações sociais, econômicas e de auto-estima, enfrentando os desafios para conseguir uma educação de qualidade e a garantia de seus direitos.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Fabio de Ramos Santana

por Fabio de Ramos Santana

- Graduado em Letras. Universidade Federal de Minas Gerais. - Graduado em Pedagogia. Universidade Castelo Branco. - Pós graduado em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade de Ciências e Letras de Curitiba. Desenvolve projetos educacionais e realiza atendimento psicopedagógico clínico em Belo Horizonte.

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