Vivenciando a dislexia em uma escola regular

Enorme lentidão nos deveres indica dislexia
Enorme lentidão nos deveres indica dislexia

Educação e Pedagogia

14/01/2013

Ao longo do ano de 2006, entrevistaram-se alguns professores da rede pública regular nos municípios de Cachoeira do Sul, Santa Maria e Santiago, municípios do interior do Rio Grande do Sul. Ao lhe perguntar: qual o conhecimento que possuem sobre dislexia? Conhecem ou possuem algum aluno disléxico? De que forma descobriu que o aluno é disléxico? Quem o diagnosticou? Caso tenha um aluno com este problema, qual a estratégia de ensino que você utiliza para trabalhar com o aluno disléxico?

A maioria das professoras entrevistadas respondeu que a dislexia é um distúrbio de aprendizagem na área de leitura e escrita. Outro diz que a dislexia é um termo utilizado na situação em que a criança não é capaz de ler com a mesma facilidade com que outras crianças da mesma idade e nível escolar. Sua inteligência vária do nível médio para o superior, sua saúde e órgãos sensoriais estão intactos e possuem motivação e incentivos adequados para o aprendizado.

O aluno disléxico soletra bastante na leitura, troca e omite palavras e tem grande dificuldade nas sílabas complexas (tre, pre). Sua leitura evolui lentamente. A criança aprende as letras, mas tem dificuldade em juntá-las nas palavras. Consequentemente, sua escrita também será marcada por acúmulo e persistência de erros típicos.

A maioria das professoras entrevistadas não conhece um aluno com dislexia, entretanto uma professora de Santiago e outra de Santa Maria já alfabetizaram alunos com dislexia.

A professora santiaguense que teve aluno com este problema disse: ”O aluno já tinha sido diagnosticado na 3ª série, então no início do ano seguinte à direção me passou os relatórios para que eu tivesse maior conhecimento. O diagnóstico inicial veio através de uma reunião entre todos os profissionais que trabalhavam com o aluno e relatamos as dificuldades que o mesmo tinha, depois, o encaminhamos a uma clínica multidisciplinar”. Abaixo, o testemunho de outra professora:

“Na sala de aula, é fácil perceber quando um aluno apresenta dificuldade na leitura ou na escrita. Depois de iniciada a alfabetização, se a criança continuar, cerca de dois anos, apresentando dificuldades para automatizar a leitura, e/ou ainda necessitar de muito esforço para decodificar e interpretar as palavras, apresentar trocas, omissões e substituições de letras, deverá ser encaminhada a um especialista, preferencialmente a um psicopedagogo. O neuropediatra e também o fonoaudiólogo devem fazer parte da avaliação diagnosticada”.

A professora santa-mariense que alfabetizou um aluno disléxico, disse:
“O primeiro passo é saber sobre esse assunto, como o aluno aprende e qual o tipo de dislexia. Para alfabetizar este aluno disléxico eu usei o método fônico, é um método que trabalha o som da letra, muitos acham que é um método muito antigo, todavia acho muito eficiente para alfabetizar os disléxicos e alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem”.

Observa-se, nestes casos relatados a grande importância em o professor possuir o conhecimento acerca da dislexia. Infelizmente, na rede escolar pública brasileira, há uma enorme carência de conhecimentos sobre a dislexia, que ajudariam de forma relevante a diminuir os casos de repetência e evasão escolar.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


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