Formação em serviço social

Serviço social deve haver uma articulação consistente entre teoria e prática.
Serviço social deve haver uma articulação consistente entre teoria e prática.

Educação e Pedagogia

26/12/2012

Especificamente no serviço social, o processo de formação passou por mudanças curriculares devido às transformações que a sociedade passou ao longo dos anos nas políticas da educação, especialmente para o ensino superior. Também com as mudanças na sociedade, mudou o perfil de assistente social que se buscava, novas ações foram demandadas e que precisavam compor – de alguma forma – a matriz curricular dos cursos de ensino superior.

Vamos conhecer as principais mudanças curriculares para os cursos de serviço social:
• 1982 - proposta pela Associação Brasileira de Ensino em Serviço Social. Necessidade de quebras paradigmas para formar assistentes sociais críticos e comprometidos com transformações sociais. Oferta de cursos de pós – graduação na área de Serviço Social. Investimento em estudos e pesquisas que resultaram num novo olhar para a profissão.

• 1998 - nova reforma curricular “centrada na análise da questão social e nos fundamentos teóricos e históricos da profissão enquanto processo de trabalho” (FALEIROS, 2000. p. 166). Esta reforma curricular visou atender o disposto na LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional que orientava para a realização de diretrizes curriculares a fim de articular valores, conhecimentos, competências, habilidades e atitudes necessárias ao exercício da profissão de assistente social.

No curso de serviço social deve haver uma articulação consistente entre teoria e prática. Todas as disciplinas devem abordar questões relacionadas ao referencial teórico específico e – posteriormente – sua aplicação prática, seja através de estudos de casos, simulações de situações, estágios, observações participativas e não participativas, enfim, toda e qualquer situação passível de intervenção na qual o aluno possa fazer uma relação teoria e prática de forma crítica.

Além de conhecimentos particulares do Serviço Social, até em função da amplitude e importância social deste curso, outras áreas de conhecimento devem igualmente compor a grade curricular do curso de graduação em serviço social, sendo:
• Sociologia
• Filosofia
• Psicologia
• Antropologia
• Ciências Políticas
• Administração
• Gestão Pública
• Direito, entre outras.

Assim, precisamos ter a compreensão de que teoria e prática devem – obrigatoriamente – andar de mãos dadas, mantendo uma relação de simbiose concebida de forma lógica e articulada.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


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