A Inclusão nas Escolas Brasileiras

Geralmente, a síndrome de Down está associada a algumas dificuldades
Geralmente, a síndrome de Down está associada a algumas dificuldades

Educação e Pedagogia

02/10/2012

Trissomia do Cromossomo 21 ou Síndrome de Down
Distúrbio genético causado pela presença de um cromossomo 21 a mais, neste caso a criança terá três cópias de todos os genes presentes no cromossoma 21. Por motivos ainda desconhecidos, durante o desenvolvimento das células do embrião são formados 47 cromossomos no lugar dos 46 que se formam normalmente. O material genético em excesso altera o desenvolvimento regular da criança.



Geralmente, a síndrome de Down está associada a algumas dificuldades de habilidade cognitiva e desenvolvimento físico, assim como de aparência facial. Ocorrência genética natural e universal estando presente, em todas as raças e classes sociais, sendo a alteração genética mais comum, registrada aproximadamente em 1 de cada 700 nascimentos. Não é uma doença e, portanto, as pessoas com síndrome de Down não são doentes.



A entrada da criança com Síndrome de Down na pré-escola suscita nos pais temores ligados a sua adaptação e proteção, visto que ela sairia do seu ambiente e teria que enfrentar a vida como ela é tendo que conviver e se adaptar às demais pessoas.



Em contrapartida, sabemos que a entrada, da criança com Síndrome de Down, na educação infantil regular é muito positiva, principalmente quando a inclusão é bem feita, pois a sua socialização começa a se dar de maneira muito fluida. Por exemplo, ela terá que brigar pelos brinquedos e tentar se expressar, nas mesmas condições das crianças consideradas "normais" e isto ajuda muito no seu desenvolvimento, principalmente no que diz respeito à cognição, a linguagem, as habilidades motoras e a socialização.



Colocar uma criança com Síndrome de Down em uma escola regular é dar-lhe a mesma chance que todas as crianças têm de desenvolver o seu potencial cognitivo e sócio afetivo. No entanto, quando o aluno com Síndrome de Down, sai do segmento da educação infantil e entra no ensino fundamental, começam a surgir novas questões que sensibilizam pais e educadores. Isto porque com o passar dos anos a deficiência intelectual fica mais evidente e, por mais estimulada que a criança tenha sido ela irá enfrentar alguns obstáculos na fase do ensino formal, como, por exemplo, na alfabetização.



As funções cognitivas da pessoa com Síndrome de Down podem funcionar de maneira diferente, sua atenção, concentração e memória podem ter outro progresso, diferente do esperado nas crianças consideradas "normais". Neste momento, muitos pais ficam em dúvida entre a escola de ensino regular e a escola especial.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


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