04/03/2016
Zelar pela saúde, estética e higiene bucal é atribuição de quem se forma em Odontologia. Mas nem sempre foi assim. Antes de a profissão chegar ao Brasil, já no fim do século 19, os “dentistas” de então eram os barbeiros. Não existiam equipamentos sofisticados, a preocupação com uma superesterilização nem mesmo anestesia. O único instrumento de trabalho era um alicate, e o tratamento se resumia a arrancar dentes.
Um dos primeiros brasileiros considerados “entendido em dentes” foi Joaquim José da Silva Xavier, conhecido, justamente, como - adivinha? - Tiradentes. Antes de ser decapitado e esquartejado, em 1792, o mártir da Inconfidência Mineira tinha o ofício de dentista.
De lá para cá, muita coisa mudou na profissão. Hoje em dia, em vez de extrair os dentes, a preocupação do cirurgião-dentista é a de mantê-los intactos e saudáveis. O profissional também pode se especializar áreas específicas, como cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial (malformação dos ossos do rosto), ortodontia (que corrige a arcada dentária com o auxílio de aparelhos ortodônticos) e periodontia (trata doenças que surgem na gengiva).
        
Como está o mercado?
        
Conforme o Conselho Federal de Odontologia, existem, atualmente, 203 faculdades que formam profissionais ligados à área no Brasil. Dos 258,8 mil dentistas registrados nos Conselhos Regionais, 70% estão nas regiões Sul e Sudeste. Enquanto nessas duas localidades o mercado pode ser considerado saturado, no restante do país há uma grande carência de cirurgiões-dentistas.
Devido ao elevado custo dos equipamentos para montar um consultório, geralmente os profissionais que desejam trabalhar com atendimento clínico privado costumam iniciar sua carreira dividindo o consultório com colegas.
O  piso salário salarial é de 2.600 reais para a jornada de 24 horas semanais, de acordo  com o Sindicato dos Cirurgiões-Dentistas no Estado do Rio de Janeiro. 
        
        
Que caminhos seguir?
        
Além do atendimento clínico, seja particular ou na rede pública de saúde, os dentistas também podem se dedicar ao magistério, à pesquisa, a trabalhar em redes de planos de saúde odontológicos ou à produção e distribuição de materiais odontológicos.
O grande segredo dessa profissão é estar sempre disposto a se manter atualizado sobre as novidades que surgem no mercado. Confira alguns cursos que podem ajudá-lo nessa missão, se você pretende seguir a carreira:
Câncer Bucal
        Tem  como objetivo conscientizar o profissional a respeito do câncer bucal,  abordando suas características, modos de prevenção, diagnóstico e fatores de  risco.
Cirurgia de Dentes Inclusos
        Dá  ao profissional o conhecimento sobre etiologia/diagnóstico das retenções  dentárias, indicações e contraindicações do tratamento cirúrgico, fatores que dificultam  a remoção, técnicas cirúrgicas, entre outros tópicos. 
Estética do Tratamento Periodontal
        Trata  dos aspectos estéticos do periodonto, estuda as recessões marginais e apresenta  técnicas cirúrgicas básicas e avançadas.
Farmacogenética
        Dirigido  aos profissionais de saúde, aborda o conceito de farmacogenética, sua evolução e  sua aplicação nos tratamentos.
 Tratamento Odontológico para Pacientes com Necessidades Especiais
        O  dentista deve estar preparado para lidar com todo tipo de paciente, inclusive  aqueles com problemas de saúde, tais como fissuras, oncológicos ou HIV  positivos, que requerem procedimentos diferenciados. 
Hepatites Virais e HIV: um foco para dentistas
        Aborda  questões como o conceito de hepatite, tipos de hepatite por vírus, hepatites A/B/C,  HIV/aids, lesões bucais relacionadas à aids e importantes aspectos para o  atendimento a pacientes com HIV/aids. 
Saúde Bucal do Idoso
        Curso  que aborda as formas mais apropriadas para realizar exame físico em idosos,  prótese e implante na terceira idade e farmacologia no paciente nessa faixa  etária.
Saúde Bucal da Gestante e do Bebê
        Ensina  às mães a manter a saúde bucal de seu bebê e a responder a questões como dentição,  uso da chupeta e hábitos de sucção. 
Lesões Bucais na Infância
        Trata  sobre o diagnóstico bucal, as lesões fundamentais, as alterações de  desenvolvimento e as síndromes na infância.
Radiologia Odontológica
        Oferece  informações para a realização de radiografias com qualidade para o diagnóstico  de algumas das principais patologias e defeitos ortodônticos.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
        O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
                        UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93