Home > Odontologia
> Artigos>Notícia
>
Procon de Recife e do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco investigam planos odontológico
Procon de Recife e do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco investigam planos odontológico
No CRO-PE a Comissão de Fiscalização investiga uma denúncia
Odontologia
04/11/2009
O Procon de Recife e do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco abriu um procedimento administrativo para apurar a atuação dos planos odontológicos que os departamentos das lojas oferecem, por conta das queixas que estão recebendo.
"Esses cartões de lojas instigam o consumidor adquirir outros produtos, em especial os idosos, que são desinformados e têm dificuldades de fazer o cancelamento", diz Cleide. O Procon de Recife registrou quatro queixas contra o plano odontológico da C&A, o Ibi Odonto. Nas reclamações os consumidores informaram que não contrataram o produto e foram surpreendidos com a cobrança na fatura.
De acordo com a dentista e tutora do Portal Educação Christiane Toriy, a solução mais viável é a proibição da venda de planos. A compra de um serviço que na maioria das vezes o cliente não quer.
No CRO-PE a Comissão de Fiscalização investiga uma denúncia contra o plano de saúde das lojas Marisa. O presidente da comissão, Carlos Canto, diz que está averiguando o caso e já notificou a Prodent e o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo. Ele adiantou que a operadora não tem responsável técnico registrado em Pernambuco, condição exigida pelo Conselho para o funcionamento do plano de saúde.
A Aduseps foi surpreendida com a comercialização desses produtos. "Vamos oficiar a ANS para pedir explicação sobre esses planos e pedir ao Ministério Público para averiguar as condições de funcionamento dessas empresas em Pernambuco", diz Renê Patriota. Ela orienta as pessoas prejudicadas a recorrerem à Aduseps.
A assessoria da ANS informou que a partir de hoje, quando entra em vigor a RN nº 195, as lojas de departamento não poderão mais ofertar esses produtos como intermediárias das operadoras de odontologia. Acrescentou que as pessoas que já compraram o plano não poderão renovar o contrato e se a assistência for negada deverá denunciar à agência reguladora, pelo 0800 701 9656.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93