Dentista é indiciado por lesão corporal por ter arrancado todos os dentes do adolescente em Brasília

Os dentes estão muito conservados
Os dentes estão muito conservados

Odontologia

30/10/2009

Caso em que o do adolescente teve todos os dentes arrancados está chegando ao fim. O dentista W. S. que arrancou todos os dentes do adolescente César Oliveira Ferreira, de 17 anos, quando deveria ter extraído apenas dois, foi indiciado pela polícia de Brasília por lesão corporal gravíssima, cuja pena pode chegar a oito anos de prisão. A conclusão foi tomada após o delegado responsável pelo caso receber o laudo do Instituto Médico Legal (IML) que mostra que todos os dentes de César eram saudáveis.

Os dentes estão muito conservados. Não apresentavam necessidade de extração. Apenas dois elementos dentários, que inclusive quem guardou os dentes desprezou, não eram dentes íntegros como os outros, passíveis de utilização para estudo e pesquisa - explicou o diretor do IML, Malthus Galvão.

“Caso fique comprovado que o cirurgião dentista cometeu uma iatrogenia ele deve ser punido. Atitudes como essa devem sofrer retaliação.” Explica a dentista e tutora do Portal Educação Christiane Toriy.

O dentista que atendeu o jovem disse que havia comprometimento da arcada dentária com reabsorção óssea e problemas na gengiva. O Conselho Regional de Odontologia já abriu um processo ético contra o dentista, e deve se pronunciar nos próximos dias.

Os dentes do adolescente teriam sido extraídos pelo cirurgião dentista do hospital para que o procedimento servisse de estudo para os alunos de odontologia. Segundo o delegado Laércio Rosseto, as estagiárias que estavam no setor de cirurgia do hospital já tinham sido avisadas uma semana antes pelo dentista que ele iria extrair todos os dentes de um paciente naquele dia - sem saber quem era, nem se seria preciso.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93