Atendimento odontológico nos postos de saúde é precário
Hoje, apenas 93 grupos se desdobram para atender a população
Odontologia
21/05/2009
A realidade da saúde pública no Brasil, de uma forma geral, é extremamente precária. Todos os dias o noticiário mostra a falta de vagas em hospitais e postos de saúde, além, é claro, o sofrimento de vários brasileiros sem atendimento médico.
Em paralelo, muitas capitais brasileiras não oferecem sequer atendimento odontológico de qualidade aos moradores. É o caso de Natal, capital do Rio Grande do Norte, onde cerca de 90% dos postos do Programa de Saúde da Família e das unidades de pronto-atendimento apresentam problemas graves na estrutura física, como mofo e infiltração.
Eimar Lopes é o presidente do Conselho Regional de Odontologia do estado e relata que o número de equipes de saúde bucal está muito aquém do recomendado. Hoje, apenas 93 grupos se desdobram para atender a população, quando o número deveria ser de 200.
Porém, enquanto a atual estrutura oferecida continuar com problemas, não é possível criar novas equipes do PSF, primeiro pela falta de espaço físico, e segundo pela carência de equipamentos e medicamentos, o que acabará resultando em um atendimento ruim.
Com o objetivo de melhorar as condições de trabalho das equipes do PSF, membros do Conselho Comunitário, do Sindicato dos Servidores Municipais de Natal (Sincenat), e outras entidades, fizeram um protesto na última terça-feira, 19, na cidade.
“O governo faz tanta propaganda dizendo que a saúde do país está melhorando, mas a realidade é bem diferente. Reportagens como essa nos fazem pensar para onde está indo o dinheiro destinado à saúde? O fato é que muita coisa é dita, mas pouco é feito. Resta-nos apenas acreditar que um dia isso vai mudar”, desabafa a dentista Christiane Toriy, tutora do Portal Educação.
Natal oferece seis prontos-atendimentos com serviços odontológicos, mas somente três estão funcionando. Ainda assim, um deles apresenta sérios problemas estruturais.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93