Importância da amamentação

O leite é essencial no primeiro semestre da vida do bebê.
O leite é essencial no primeiro semestre da vida do bebê.

Odontologia

22/04/2015

O leite é essencial no primeiro semestre da vida do bebê. E o melhor leite para ele é o da mãe, pois contém tudo o que o bebê precisa, na quantidade e qualidade certas, incluindo anticorpos para defesa do seu organismo.


Amamentação Natural

Através do aleitamento materno (ou aleitamento natural), o bebê se esforça para buscar o leite no peito da mãe. Assim, o bebê mantém a respiração pelo nariz, o que é muito importante para o seu desenvolvimento facial; utiliza e desenvolve músculos da mastigação que serão usados quando aparecerem os dentes; faz a mandíbula ir para frente e para trás, estimulando o crescimento deste osso e de outros ossos da face.

Ao sugar o leite no peito da mãe, é muito importante que o bebê realize o movimento chamado de "ordenha" do seio materno, e que a mamãe segure seu bebê numa posição mais vertical possível, promovendo o vedamento labial, para que continue se desenvolvendo e respirando bem.

Toda mamãe deve ser motivada a amamentar seus filhos no peito, conscientes das vantagens e benefícios que estão proporcionando ao bebê. O leite materno funciona como uma vacina, prevenindo infecções, obesidade, colesterol alto, diabetes e, também, reduzindo os riscos de desenvolvimento de processos alérgicos. Não existe nenhuma restrição sobre o aleitamento materno e deve ser exclusivo nos primeiros seis meses de vida.

A criança que mama no peito até aos 06 meses de idade, tem uma possibilidade menor de adquirir hábitos de sucção não nutritivos, como a sucção do dedo e da chupeta, do que aquelas que são amamentadas com mamadeira (aleitamento artificial).


Amamentação artificial

Existem bebês que, por inúmeros fatores, não conseguem ser amamentados no peito materno, e por isso, partem de imediato para o uso da mamadeira. Devemos ressaltar a importância do uso de bicos ortodônticos, que nada mais são do que bicos mais anatômicos, que imitam o seio materno, possuindo furos de tamanho compatível com a idade do bebê, adaptando-se melhor às arcadas dentárias, causando menos alterações.

Quando for trocar a mamadeira pelo copo, e houver preocupação de o bebê não tomar mais leite, a mãe deve ter alguns cuidados. Todo processo de remoção de hábitos deve ser lento e gradativo. Antes de remover a mamadeira, é necessário ter certeza de que seu filho sabe e gosta de tomar líquidos no copo.

Para isso, primeiramente substitua apenas uma mamadeira pelo copo (geralmente, inicia-se pela mamadeira da tarde). Quando perceber que seu filho está tomando todos os 250 ml, anteriormente oferecidos na madeira, no copo, substitua a mamadeira da manhã.

No momento em que ele estiver ingerindo 500 ml de leite por dia no copo, a mamadeira da noite deverá ser substituída. Esse processo pode durar de 2 a 6 meses, dependendo da criança; por isso, o ideal é que ele seja iniciado um pouco antes dos 2 anos de idade, segundo Racy C. (2008).

Deve-se evitar o uso precoce da mamadeira, e se açucarada, nunca deve ser dada ao bebê no período noturno, já que é o momento de descanso da criança e ela não precisa mamar, pois estaria induzindo-a para um hábito vicioso, e nocivo para os seus dentes.

Além disso, algumas vezes, o leite vem adoçado com açúcar e achocolatados, permanecendo em contato com os dentinhos por um tempo prolongado. Se não houver higienização, pode aumentar a probabilidade de causar a "perigosa" cárie de mamadeira (que é um tipo de cárie com desenvolvimento rápido e agudo, que provoca dor e dificuldade de alimentação, podendo causar perda de peso e até de estatura da criança).

Esta cárie é provocada pela ingestão de líquidos açucarados na mamadeira, principalmente à noite, sem que seja feita a higiene bucal posterior à mamada. Quando a mãe persiste com a amamentação no peito ou com as mamadeiras, durante a madrugada, com grande frequência e sem qualquer tipo de higiene, é que temos o grande risco da cárie de mamadeira, como já explicado anteriormente.

Após a erupção dos primeiros dentes, que ocorre por volta dos 06 meses de idade, a criança deverá iniciar a fase de mastigação, introduzimos sucos naturais, água, água de coco, papa de frutas, purê e legumes e a amamentação principalmente a noturna, deve começar a ser controlada, para que o desmame ocorra por volta dos 12 meses.

Esta fase é muito importante para o crescimento e desenvolvimento da arcada dentária da criança, além de trabalhar a musculatura necessária, posteriormente, para o desenvolvimento da fala.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93