19/08/2008
A partir de agora, alunos e professores do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) podem desenvolver estudos e pesquisas com a utilização de dentes humanos. Numa iniciativa de professores do curso e a aprovação do Comitê de Ética de Instituição, a Universidade implantou o Banco de Dentes Humanos (BDH), que já recebe doações livres de pacientes atendidos em postos odontológicos de Feira de Santana e das cidades que integram a 2ª Dires.
Todos os cuidados e procedimentos de biossegurança são observados, desde a coleta do dente até a distribuição, conforme explicou o professor Carlos Henrique Rodrigues, autor do projeto de implantação do BDH. Guardados em recipientes especiais e imersos em líquido apropriado, os dentes são limpos, raspados, lavados e higienizados. Depois de esterilizados em autoclave, são separados individualmente e guardados em frascos com soro fisiológico, que será trocado a cada oito dias e mantido sob refrigeração.
O projeto de implantação do BDH contou, também, com a participação dos professores Júlio Motta e Dayliz Quinto Pereira e com o apoio do Departamento de Saúde e do Colegiado de Odontologia da Uefs.O Banco de Dentes Humanos da Uefs está localizado nas dependências da Clínica Ceon, no módulo 6. Outras informações através do e-mail www.bdh@uefs.br.
Fonte: Uefs
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93