Estrutura fibrosa do tecido conjuntivo, com componentes nervosos e vasculares, que une o cemento da raiz ao osso alveolar. É formado por um tecido conjuntivo denso, com características especiais, que une o cemento dentário ao osso alveolar, permitindo ligeiros movimentos do dente dentro dos alvéolos. As fibras colágenas do ligamento periodontal estão orientadas de modo a transformar as pressões exercidas durante a mastigação em trações. Isto é importante, pois esta orientação das fibras evita que pressões fortes sejam exer¬cidas diretamente sobre o tecido ósseo, o que provocaria a sua reabsorção.
As características do colágeno do ligamento periodontal, e de um tecido imaturo, exibem um elevado metabolismo de renovação de suas proteínas e grande quantidade de colágeno solúvel. Os espaços entre as fibras são preenchidos por glicoproteínas. Todo esse sistema atua como um amortecedor destas pressões exercidas sobre o dente todo dia. Devido a essa taxa alta de renovação de colágeno no ligamento periodontal, qualquer processo que afete a síntese proteica em geral, ou de colágeno em particular, tal como deficiências proteicas ou de vitamina C, pode promover a atrofia deste ligamento.
Funções do Ligamento
1. Tem uma função suporte por anexar os dentes ao osso alveolar que o circunda. É mediado primeiramente pelas fibras principais do ligamento periodontal, que forma uma união fibrosa forte entre o cemento da raiz e o osso.
2. Absorvedor de choque por mecanismos que fornecem resistência para forças leves (são amortecidas por fluido intravascular, que é forçado fora dos vasos de sangue); forças pesadas e forças moderadas (são também absorvidas por fluido do tecido extravascular, que é forçado fora do espaço do ligamento periodontal para dentro da medula adjacentes); e, por fim, as forças mais pesadas, que são suportadas pelas fibras principais.
3. Remodelador, fornecendo células que são capazes de formar assim como reabsorver todos os tecidos que formam o aparato de junção, osso, cemento e o ligamento periodontal. Células ectomesenquimais indiferenciadas, localizadas em volta dos vasos de sangue, podem diferenciar células especializadas que formam o osso (osteoblastos), o cemento (cementoblastos), e fibras do tecido conjuntivo (fibroblastos). Células que reabsorvem o osso e o dente (osteoclastos e odontoclastos) são geralmente células multinucleadas derivadas de macrófagos produzidos no sangue.
4. Função sensorial. Os nervos dentais mielinizados que atravessam o fundo do alvéolo rapidamente perdem sua bainha mielinizada e seus ramos acabam por suprir a polpa e o ligamento periodontal (ricamente suprido com terminações nervosas que são primeiramente receptores para dor e pressão).
5. Por fim, o ligamento periodontal fornece nutrição, que mantém a vitalidade de várias células. Este ligamento é bem vascularizado, com a maior oferta de sangue, vindo das artérias dentais que entram no ligamento por meio do fundo do alvéolo.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Saúde
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93