Edentulismo

São bastante frequentes nesses pacientes idosos
São bastante frequentes nesses pacientes idosos

Odontologia

13/02/2013

Nos últimos anos, a odontologia preventiva tem trabalhado em função da educação da população promovendo a aquisição de hábitos comportamentais com a saúde bucal, que levassem à preservação dos dentes hígidos e gengivas saudáveis. Além disso, houve um aumento na procura por tratamentos odontológicos altamente sofisticados que buscassem técnicas reconstrutivas em atenção às necessidades reabilitadoras, tanto no plano funcional como estético, trazendo uma diminuição no número de indivíduos totalmente edentados.

Os pacientes edêntulos costumam apresentar menor índice de massa corpórea, já que se alimentam de comidas pastosas e amolecidas, mais fáceis de mastigar, mas que, por outro lado tem menos fibras e nutrientes.

As extrações dentais acontecem por razões diversas: cárie dental, traumas e doença periodontal. Certamente, as perdas dentais nos idosos acontecem principalmente pela progressão da periodontite, devido ao acúmulo de placa bacteriana e tártaro, bem como consequência das cáries radiculares, que são bastante frequentes nesses pacientes.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93