Ações Estratégicas do Ministério da Saúde/SUS

Ações Estratégicas do Ministério da Saúde/SUS
Ações Estratégicas do Ministério da Saúde/SUS

Odontologia

17/08/2012

 Atenção à Saúde


Procedimentos para os quais o Ministério da Saúde tem políticas de indução para ampliação da oferta de serviços, tais como transplantes – incluindo os medicamentos –, cirurgias eletivas, prevenção do câncer do colo do útero, entre outros, bem como os procedimentos, que ao serem incorporados na tabela, não apresentam série histórica definida para dimensionar o seu impacto financeiro nos estados e municípios.



Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil.


Garantir a melhoria da qualidade de vida das crianças, permitindo evidenciar, precocemente, qualquer transtorno que afete sua saúde e, fundamentalmente, sua nutrição e sua capacidade mental.




Aconselhamento

Processo de escuta ativa, individualizado e centrado no cliente. Pressupõe a capacidade de estabelecer uma relação de confiança entre os interlocutores, em busca do resgate dos recursos internos do cliente para que ele mesmo tenha possibilidade de reconhecer-se como sujeito de sua própria saúde e transformação.




Aconselhamento coletivo

Objetiva oferecer aos usuários oportunidades de redimensionar as dificuldades ao compartilhar dúvidas, sentimentos e conhecimentos. A dinâmica grupal também favorece o indivíduo a perceber sua própria demanda, a reconhecer o que sabe e sente, estimulando sua participação nos atendimentos individuais subsequentes.




Agentes comunitários de saúde

Pessoas escolhidas dentro da própria comunidade para atuarem junto à população. Atendem de 400 e 750 pessoas, dependendo das necessidades locais. Desenvolvem atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde por meio de ações educativas individuais e coletivas, nos domicílios e na comunidade, sob supervisão competente.




Alta complexidade

A Atenção de Alta Complexidade é composta por procedimentos que exigem incorporação de altas tecnologias e alto custo e que não são ofertadas por todas as unidades de federação.




Amamentação exclusiva

Uso de leite materno habitualmente até os seis meses de vida, como único alimento da criança, não sendo admitidos chás ou água como exceção.



Anticoncepção de emergência

Uso de alguns tipos de pílula anticoncepcional, em situações de emergência, para impedir que ocorra gravidez após uma relação sexual desprotegida, na qual a mulher tem chance de engravidar.



Assistência à saúde

O campo da assistência à saúde encerra um conjunto de ações levadas a efeito pelo SUS, em todos os níveis de governo, para o atendimento das demandas pessoais, individuais e coletivas, e que é prestada no âmbito ambulatorial e hospitalar, bem como em outros espaços, especialmente no domiciliar.




Assistência ambulatorial

Conjunto de procedimentos médicos e terapêuticos de baixa complexidade, possíveis de realização em ambulatórios e postos de saúde.




Assistência aos trabalhadores

Considera o trabalhador como sujeito a um adoecimento específico que exige estratégias, também específicas, de promoção, proteção e recuperação da saúde.

Assistência farmacêutica

Grupo de atividades relacionadas com o medicamento; destina-se a apoiar ações de saúde demandadas por uma comunidade. Envolve o abastecimento de medicamentos em todas e em cada uma de suas etapas constitutivas, a conservação e controle de qualidade, a segurança e a eficácia terapêutica dos medicamentos, o acompanhamento e a avaliação da utilização, a obtenção e a difusão de informação sobre medicamentos e a educação permanente dos profissionais de saúde, do paciente e da comunidade para assegurar o uso racional de medicamentos.



Assistência farmacêutica básica

Compreende um conjunto de atividades relacionadas ao acesso e ao uso racional de medicamentos, destinado a complementar e apoiar as ações da Atenção Básica à Saúde.



Atenção à saúde

Conjunto de ações levadas a efeito pelo SUS, em todos os níveis de governo, para o atendimento às demandas pessoais e das exigências ambientais, compreende três grandes campos, a saber: da assistência, das intervenções ambientais e das políticas externas no setor Saúde.




Atenção básica

É um conjunto de ações de caráter individual e coletivo situadas no primeiro nível de atenção dos sistemas de saúde, voltadas para a promoção da saúde, a prevenção de agravos, o tratamento e a reabilitação.





Atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso

Humanização do atendimento ao bebê prematuro e de baixo peso, melhorando o vínculo entre mãe, pai e bebê, diminuindo o tempo de separação, estimulando a prática de amamentação, diminuindo a infecção hospitalar e a permanência do bebê no hospital.



História da Saúde Pública

Período que ocorreu a partir da Segunda Guerra Mundial, em que a mortalidade começava a declinar e a fecundidade permanecia alta, período que se completou no começo dos anos 70 com o início da queda acentuada da fecundidade.





Atendimento de recuperação e reabilitação

Atendimento oferecido após a alta do paciente, geralmente em ambiente ambulatorial.





Atividade de Apoio Diagnóstico e Terapêutico

Abrange as diversas atividades de apoio diagnóstico e terapêutico, tais como: laboratórios de análises clínicas, anatomia patológica, radiologia, endoscopia, fisioterapia, provas funcionais, hemoterapias, traçados diagnósticos (EEG, ECG) e os atendimentos individuais e em grupos realizados pelas diversas categorias profissionais nas unidades de saúde.





Autonegligência

Conduta de pessoa idosa que ameaça sua própria saúde ou segurança, com a recusa ou fracasso de prover a si mesmo um cuidado adequado.



Humanização

A humanização é entendida como valor, na medida em que resgata o respeito à vida humana. Abrange circunstâncias sociais, éticas, educacionais e psíquicas presentes em todo relacionamento humano. Esse valor é definido em função do seu caráter complementar aos aspectos técnicos.




Humanização do atendimento

Responsabilização mútua entre os serviços de saúde e a comunidade e estreitamento do vínculo entre as equipes de profissionais e a população.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93