Nutrição pós-moderna.

Nutrição pós-moderna
Nutrição pós-moderna

Nutrição

27/01/2016

Todos nós comemos, vários alimentos durante o dia, todos os dias e sabemos o ditado, "nós somos aquilo que comemos". Mas por alguma razão, ninguém sabe o que comer. Será que devemos comer mais uvas ou beber mais vinho tinto? Os ovos são uma boa fonte de proteína ou uma fonte de colesterol ruim? Se não nos alimentarmos de produtos lácteos nos ajudará a ganhar peso ou perder peso?

 

A nutrição é uma ciência complexa. O avanço em pesquisas científicas na nutrição nos últimos anos é significativo, entretanto, ainda não conseguimos descobrir a verdade definitivas sobre nutrição. Estamos apenas começando a entender a relação entre nossa dieta e nossa saúde.

Apesar de toda a pesquisa nutricional que tem sido feita e todos os livros de dieta que foram publicados, a maioria das pessoas está cada vez mais confusas sobre alimentação.

 

Cada vez mais que o comportamento humano é estudado, seja na nutrição, psicologia ou ciências sociais, é sempre proposto que a chave para uma vida saudável é baseada em entender as necessidades individuais do de cada pessoa do que seguir regras pré-determinadas. O bem-estar social e psicológico, uma alimentação saudável e uma rotina de exercícios físicos são, sem dúvida, o segredo para a longevidade.

 

Vivemos em um mundo de nutrição moderna. Quase todo mundo está em uma dieta. As pessoas questionam os nutricionistas sobre calorias, carboidratos, gorduras, proteínas, restrições e listas de alimentos bons e ruins. Cada dia somos surpreendo com uma nova descoberta, proclamando os benefícios de saúde de um determinado alimento ou a melhor maneira de perder 7 quilos em uma semana. Livros de dieta são best-sellers. Programas apresentam histórias sobre o aumento das doenças crônicas não transmissíveis e a nova droga milagrosa. E, os programas de culinária são mais populares do que nunca, enquanto mais e mais famílias estão comendo fora.

 

O mundo da nutrição tornou-se incrivelmente complexo. A nutrição é a única ciência em que duas partes podem exaustivamente provar duas diferentes teorias que são opostas uma a outra. Um especialista pode provar que produtos lácteos são um componente necessário de uma dieta saudável, enquanto outro especialista pode provar que é extremamente prejudicial para a saúde; um pode reivindicar que a carne é essencial para uma alimentação saudável, enquanto outro especialista diz que a carne é uma parte desnecessária e pouco saudável da dieta humana.

 

A indústria de editorial explora em grande parte as crenças das pessoas sobre alimentação e saúde.  Ávidas para ganharem dinheiro a partir do próximo best-seller, ela promovem a perda de peso rápida e as curas milagrosas.  a dieta de South Beach, a dieta detox ou a dieta de Atkins? Estes são livros de dieta populares. Esses livros não são analisadas pela verdade e evidência científica sobre alimentação saudável; eles simplesmente pretendem ser os bem mais vendidos. Prendem sua atenção pelo marketing chocante, divertido e que fornecem maneiras rápidas para perder peso. Mas as teorias alimentares nesses livros geralmente não são sustentáveis por longos períodos de tempo. Uma vez que eles param de funcionar, o leitor vai tentar outro livro de dieta, e assim por diante, e assim por diante, de forma consistente apoiar a indústria editorial. O livro de dieta do Dr. Atkins passou de 10 milhões de cópias vendidas. E o  livro não fornece nenhuma evidência médica de que a dieta funcionou. Na verdade, ele foi contra o aconselhamento nutricional padrão para comer mais vegetais e fazer mais exercícios.

 

O meu ponto de vista não é atacar essas dietas. A dieta de Atkins foi o início da consciência pública sobre o índice glicêmico de determinados alimentos e os efeitos desfavoráveis de carboidratos simples. Cada livro de dieta expõe mais uma peça do quebra-cabeça nutrição. A nutrição ainda é um campo emergente de muitas maneiras, e nós estamos apenas começando a entender todas as suas facetas.

 

Os especialistas concordam que todos nós precisamos de variedade em nossas dietas. Mas muitos discordam sobre outras questões, tais como, a quantidade de água para beber durante todo o dia e se houve ou não legumes orgânicos têm mais valor nutritivo do que não-orgânicos. Essas teorias estão perdendo uma grande parte do que a nutrição é realmente sobre: o individual. A maioria dos livros de nutrição dizem o que comer, sem qualquer referência à idade, constituição, sexo, tamanho ou estilo de vida. Precisamos esclarecer que cada pessoa tem necessidades muito específicas para a sua própria saúde.

 

Para evitar isso, um bombardeio de informações nutricionais, que eu gosto de chamar de uma abordagem pós-moderna da nutrição, um dos principais focos deste artigo é informar sobre reconhecimento da sua bio-individualidade. Nenhuma maneira perfeita de comer funciona para todos, e uma comida que é perfeita para sua unidade corporal, idade e estilo de vida podem fazer uma outra pessoa ganhar peso e se sentir letárgico. Da mesma forma, não há maneira perfeita de comer que vai durar para você o tempo todo.

 

Ser saudável não é realmente tão complicado. O corpo sabe o que comer. É o cérebro que comete erros. Talvez você ouviu falar sobre uma dieta que soou ótimo na teoria, mas depois de uma semana comendo dessa forma, você começou a se sentir fraco. Você não tem que ler livros de nutrição para saber o que comer. Em vez disso, você pode promover uma profunda relação com seu corpo que naturalmente lhe diz o que ele precisa para funcionar no seu máximo potencial. Esta abordagem pós-moderna irá ajudá-lo a cultivar a capacidade de comer de forma intuitiva, confiando seu corpo, não algum livro, cozinheiro chefe ou estudo científico para guiá-lo para os alimentos que melhores, permitindo que o seu corpo e mente funcionem em seu pleno potencial.

 

Bibliografia:

Krause, M. V.; MAHAN, K. L. Alimentos, nutrição e dietoterapia. 10ª ed. São Paulo, Roca, 2003.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Zeura Cenira de Oliveira Saraiva

por Zeura Cenira de Oliveira Saraiva

Estudante de Nutrição do Centro Universitário do Ceará, ex-bolsista CAPES/CNPq no Programa Ciência sem Fronteiras. Estudei na Facoltà di Medicina e Chirurgia de Pisa - 1 ano. Monitora da cadeira de Anatomia Sistêmica. Cursos no Exterior: Nutrition and Physical Active for Heatlh, University of Pittsburgh. http://lattes.cnpq.br/6681136812904234

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93