17/06/2009
A farinha branca está presente na mesa de boa parte dos brasileiros; no entanto, o que muitos não sabem é que os alimentos produzidos com farinha branca possuem os carboidratos refinados ou maus carboidratos, que não possuem qualquer tipo de fibra.
Apesar de ser uma boa fonte de carboidratos complexos e fonte moderada de proteínas, ela é pobre em fibras, podendo causar efeitos colaterais como aumento de peso e constipação intestinal.
Produtos como: pão, batata, aipim, mandioca, gergelim, macarrão e bolos, que são feitos de farinha branca, aumentam o triglicerídio e a glicose. Quem tem histórico de diabetes na família e a glicose está sempre alta, deve evitar o consumo de farinha branca, uma vez que não são apenas os doces que causam diabetes, os carboidratos da farinha branca também são responsáveis pelo problema.
“Por ser refinada e não possuir fibras, a farinha branca dificulta o trabalho do intestino e causa aumento de peso. É importante lembrar que a farinha branca não deve ser substituída por completo na alimentação, é necessário inserir a farinha integral, que possui maior quantidade de cálcio, ferro, vitaminas e fibras, as quais auxiliam na redução do colesterol e melhoram o trânsito intestinal.”, alerta a nutricionista e tutora do Portal Educação, Ana Paula Leão Rossi.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93