Estudo revela que homens ganham peso durante gravidez das parceiras

25% dos homens acabam comendo mais para fazer com que as parceiras se sintam melhores.
25% dos homens acabam comendo mais para fazer com que as parceiras se sintam melhores.

Nutrição

26/05/2009

Uma pesquisa realizada na Inglaterra mostra que os homens ganham, em média, 6,3 kg quando suas parceiras estão grávidas. A empresa de marketing Onepoll, responsável pelo estudo, acompanhou cinco mil homens durante o período de gravidez das mulheres e descobriu que a maioria dos entrevistados teve um aumento de aproximadamente de cinco centímetros na cintura.

Cerca de 25% afirmaram, ainda, ter comprado roupas novas devido ao aumento de peso, relacionado com o maior consumo de alimentos, principalmente lanches e petiscos gordurosos como: pizza, chocolate, batata frita e cerveja.

A mulher normalmente ganha aproximadamente 13 kg durante a gestação, e é bastante comum ela apresentar desejo por comidas mais gordurosas. Sendo assim, 25% dos homens acabam comendo mais para fazer com que as parceiras se sintam melhores a respeito do próprio ganho de peso.

O estudo mostra também que 42% dos casais entrevistados passaram a visitar mais restaurantes e bares, para tentar aproveitar o pouco tempo que teriam juntos antes do nascimento do bebê.

“A criação do vínculo do pai com a criança geralmente vem mais tarde, após o nascimento do bebê. Antes disso, a gravidez para o homem é mais virtual, já que somente a mulher pode sentir o filho dentro de si. Mesmo após o nascimento a mulher tem maior contato com seu filho com a amamentação, por exemplo. O vínculo do pai se torna mais sólido no decorrer do desenvolvimento da criança. Durante a gravidez a mulher passa por várias transformações físicas e psicológicas. Já o pai também passa por transformações, mas essas têm teor psicológico e emocional. A não participação nas mudanças físicas pode despertar ciúmes, inveja e solidão no pai, mas hoje com este maior envolvimento o homem também acaba enfrentando transformações físicas, o que pode inclusive trazer benefícios em sua relação com a mãe”, analisa Karolina Leite, tutora de Psicologia do Portal Educação.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93