O QUE ESPERAR DE 2016? NÃO ESPERE...FAÇA ACONTECER!!!

Se você é capaz de sonhar, também é capaz de realizar!
Se você é capaz de sonhar, também é capaz de realizar!

Nutrição

18/12/2015

Olá meus Amigos e caros Leitores. Normalmente, escrevo sobre alimentação e nutrição, para apresentar a Você, opções mais nutritivas e saudáveis e principalmente, com dicas valiosas para prevenção e manutenção da sua saúde. Hoje, porém, decidi mudar um pouco o foco. Já que estamos no final de mais um ano e na expectativa para o próximo que se desponta no horizonte, convido Você a fazer uma retrospectiva e reflexão do ano que se finda, e se posso assim dizer, te auxiliar na elaboração de novas metas, novos desafios, renovação de sua confiança em Você mesmo, pois se Você quiser, acreditar e agir, conseguirás alcançar qualquer objetivo, por mais difícil e distante que pareça ser ou estar. Mesmo que seus sonhos estejam nas nuvens, não se preocupe, eles estão no lugar certo, é só você construir a escada para chegar até eles. O desafio está lançado, agora, a decisão é sua. Vai continuar estático ou vai começar a agir?

Muitas vezes, o que tanto almejamos está logo ali, atrás da “porta do medo”. Mas, a insegurança e o comodismo muitas vezes nos privam de ter a coragem necessária para tentar o “novo”. Mas temos que rever este conceito, pois sabemos que não podemos voltar atrás e fazer um novo começo, mas podemos recomeçar e fazer um novo final. Porém, devemos estar conscientes que nem tudo será fácil, pois quando decidimos dar um passo à frente, inevitavelmente, alguma coisa será deixada para trás. Nesse processo, certamente teremos alguns erros, deslizes, mas também, muitos acertos e vitórias. Somos possuidores de uma força interna poderosíssima, por isso, devemos confiar mais em nós mesmos, nossa maior fraqueza está em desistir, e o caminho certo é sempre tentar mais uma vez. Paciência, persistência e esforço são uma combinação imbatível para alcançarmos nossos objetivos. Não há limites que não possam ser superados se você acreditar.

Como foi o seu ano? Foi bom, ou ruim, ou produtivo, ou simplesmente passou sem que você fizesse algo diferente para surpreender ou melhorar a si mesmo? E isso serve para todas as “esferas” de sua vida. Se você apenas deixou passar os 365 dias sem nenhuma meta ou objetivo, me desculpe, mas você perdeu um ano inteiro que poderia ter mudado para sempre o rumo de sua vida.

No entanto, não estou dizendo que temos que atropelar tudo para alcançarmos o que queremos, mas também não podemos ficar de braços cruzados esperando que as coisas aconteçam. Precisamos sim, ter paciência, entender que tudo tem o seu tempo, que tudo vem a seu tempo, devemos dar o tempo necessário para crescer, brotar, florescer. Aceitar o ciclo da vida; mas aceitar não quer dizer se acomodar. Às vezes, demoramos muito para nos transformar na pessoa que queremos ser, mas devemos acreditar também, que podemos ir muito além dos limites que nós mesmos colocamos.

            Então, vamos começar o novo ano diferente? Uma dica muito importante: SEMPRE faça uma lista de METAS para iniciar o ano. Isso mesmo, coloque no papel, literalmente, em forma de tópicos, tudo o que almeja realizar durante o ano. Deixe esta lista em um lugar de destaque para que você esteja sempre em contato visual com seus objetivos. A partir daí, comece a AGIR. Posso te afirmar com certeza, que se você se empenhar na busca pela realização, você se surpreenderá com os resultados, seja com o objetivo mais simples ou o que você considera mais complexo. Mas deixo uma advertência: talvez você não consiga na primeira tentativa, e, se isto acontecer, não desista jamais, mesmo que pareça impossível, continue tentando, a próxima tentativa pode ser a vitoriosa. “Você sabe qual a diferença entre um perdedor e um vencedor? O perdedor erra e volta atrás, o vencedor erra e começa tudo de novo. A mais excelente genialidade é a construída nos escombros das dificuldades e nos desertos dos desafios. Ninguém é digno do oásis se não aprender a atravessar seus próprios desertos”. (Augusto Cury)

            Acreditar em si mesmo é o primeiro passo para ter esperança e felicidade em seu futuro. Você tem que ser a sua própria motivação. Seja otimista, o otimista sempre vê uma oportunidade em cada dificuldade, já o pessimista vê uma dificuldade em cada oportunidade. Ter desafios é o que torna a vida interessante, e superá-los é o que faz a vida ter sentido. Nunca se compare com outra pessoa, cada um tem sua realidade, cada um tem uma vivência, e uma preexistência. Não tenha inveja de ninguém, apenas erga a sua cabeça e lembre-se, você não é nem o melhor e nem o pior, é apenas você mesmo, no entanto, você pode ser o que quiser. Seja paciente, mas seja eficaz.

            Organize-se e tenha disciplina, não existe sucesso sem estes dois itens. Seja leal com você mesmo, se decidiu por algo, faça, cumpra o planejado. Agora, algumas dicas que poderão te ajudar no processo: Acredite nas suas ideias positivas; Procure sempre ver o lado positivo das coisas, cultive a alegria e o bom humor; Não reclame, encare a realidade; Afaste-se de pessoas negativas; Seja alguém disposto a ajudar aos outros; Surpreenda as pessoas com momentos mágicos; Faça tudo com sentimento de perfeição, pois a vida não admite rascunhos;

Cuide de sua imagem; Aja agora, amanhã a oportunidade poderá ter passado. Viver é transformar sonhos em realidade. Tenha sempre em mente: Não existe castigo e nem recompensa, o que existe é consequência. No decorrer do caminho, você pode perder muitas coisas, mas jamais perca a esperança, pois com ela é sempre possível recomeçar. E nunca deixe de agir, pois sem ação, não existe mudança.

            Para finalizar, gostaria de dizer, que quando não conseguires mudar algumas situações adversas, a maneira de encará-las pode fazer toda a diferença.

Você já ouviu falar do episódio mais marcante da vida do grande mestre violinista Nicolo Paganini? O fato ocorrido foi o seguinte: ele apresentava-se diante de uma grande plateia quando inesperadamente, uma corda do violino se partiu. Paganini assustou-se momentaneamente, demonstrou certa apreensão, porém manteve o controle e prosseguiu tocando com as cordas que restaram. Mas não foi só isso, o que ele jamais imaginara aconteceu: mais uma corda se rompeu, e outra, ficando apenas uma corda no violino. O imprevisto, porém, não alterou sua performance. O grande maestro continuou a execução da peça musical até o final com apenas uma corda do violino. Quando encerrou, a plateia o aplaudiu. E então, ele ergueu o instrumento para que todos vissem o estado em que se encontrava, em seguida, sinalizou para o maestro da orquestra que o acompanhava e recomeçou. No fim, houveram renovados aplausos.

            Se formos definir em uma palavra o comportamento de Paganini diante da incômoda situação, a palavra ideal é: atitude. É isto que define se nos relevaremos vitoriosos ou nos arrastaremos ao longo da vida, amargurados, abatidos e derrotados pelas situações adversas a que estamos sujeitos todos os dias, em todos os lugares, independentemente da atividade em que estamos envolvidos. Ter atitude é fundamental para nosso bem-estar, apesar das dificuldades. Depois de frustradas todas as tentativas para resolver uma situação difícil, resta-nos a atitude, ou seja, nossa maneira de encarar a última corda do violino. Como se pode perceber, nossa mente pode libertar-se das garras da ansiedade, cordas quebradas e inúteis do violino da vida, se fizermos o melhor uso daquela que restou, prosseguindo e olhando para o futuro com otimismo e esperança. Na jornada terrestre, não existe meio de fugir das lutas e dificuldades, porém, sempre restará “uma corda”, que, com atitude positiva, mudará para melhor o rumo de nossas vidas.

 

Desejo a todos um Feliz Natal e um 2016 repleto de Felizes Realizações!!!

 

Que sejamos gratos a Deus pelo ano que se finda, e que possamos contar com ELE em todos que ainda estão por vir.

 

Um grande abraço e até a próxima!

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Hellen Cristina Theodora Maciel

por Hellen Cristina Theodora Maciel

Nutricionista com experiência na área de Administração em Serviços de Alimentação (ASA) e Pós Graduada Especialista em Vigilância Sanitária e Qualidade dos Alimentos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93