Bromatologia e os Alimentos

Bromatologia
Bromatologia

Nutrição

15/12/2015

A bromatologia (Broma, Bromatos: “alimentos, dos alimentos”; Logos: “ciência”) é a ciência que estuda os alimentos, sua composição química, ação no organismo, valor alimentício/calórico, propriedades físicas, químicas, e toxicológicas, além de adulterantes e contaminantes. Desta forma, podemos resumir como: “ciência de análise detalhada dos alimentos”. Porém, mediante tantas aplicações, qual realmente é a importância, onde encontrar e utilizar?

Quanto ao fato de encontrar e utilizar, podemos destacar três seguimentos na sociedade em geral que empregam a bromatologia com característica primordial, são elas:

Indústrias de alimentos;

Universidades e Institutos de Pesquisas;

Órgãos Governamentais.

As Indústrias utilizam para o controle de qualidade, controle de processos em águas, alimentos, matérias-primas, produto acabado, embalagens e vida-de-prateleira. Todavia, as Universidades e Institutos de pesquisa aplicam para o desenvolvimento de metodologia, controle de processos em pesquisa e prestação de serviços. Por sua vez, os Órgãos Governamentais usam para o registro de alimentos, fiscalização na venda e distribuição.

Basicamente, tudo isso irá refletir unicamente em um único público, os consumidores. Desta forma, quando um alimento em conjunto com seu processo de beneficiamento é monitorado com análises constantes, podemos garantir que a venda deste alimento não irá influenciar negativamente na saúde do consumidor, uma vez que, foi fiscalizado na sua forma in natura, industrializada e de comércio; confirmando seu enquadramento junto as especificações legais, presença de adulterantes, aditivos prejudiciais à saúde, esterilização adequada e contaminação.

Agora ficou fácil identificar a importância da bromatologia? – Podemos assim dizer que, sem bromatologia não existiria alimento para consumo de qualidade e seguro.

Quer saber mais? Visite essas reportagens (como sugestão) e verifique a importância das análises para o controle de qualidade e desenvolvimento de novos produtos.

1)    Vigilância Sanitária do Paraná proíbe venda de leite por conter formol:  http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2015/12/vigilancia-sanitaria-do-parana-proibe-venda-de-leite-por-conter-de-formol.html

2)    Nos EUA, Nestlé anuncia recall de lotes de Nesquik: http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2012/11/nestle-anuncia-recall-de-nesquik-em-po-de-chocolate-nos-estados-unidos.html

3)    Pesquisadores desenvolvem carne bovina mais saudável: http://agencia.fapesp.br/pesquisadores_desenvolvem_carne_bovina_mais_saudavel/18480/

 

 

REFERÊNCIAS

CECCHI, H.M. Fundamentos Teóricos e Práticos em Análise de Alimentos. 2a ed., Campinas: Editora da Unicamp, 2003.

MORETTO, E.; KUSKOSKI, E.M.; GONZAGA, L.V.; FETT, R. Introdução à ciência dos alimentos. São Carlos: Editora da UFSC, 2002.

Figura: google imagens.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Thaisa Carvalho Volpe Balbinoti

por Thaisa Carvalho Volpe Balbinoti

Graduada (2012, UTFPR) e mestre (2014, UFPR) em Engenharia de Alimentos, além de especialização (2017, UCDB) em Vigilância Sanitária. Atualmente é doutoranda em Engenharia de Alimentos (UFPR).

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93