Maneiras de fazer a colheita dos frutos

A colheita das frutas pode ser realizada manualmente ou de forma mecanizada.
A colheita das frutas pode ser realizada manualmente ou de forma mecanizada.

Nutrição

05/05/2015

Os frutos na natureza costumam servir de alimentos para grande quantidade de animais, tanto em selvas, quanto em florestas do mundo todo. No entanto, para experimentar esses frutos, exceto se tiver um pomar em casa, fica inviável retirá-lo direto do “pé”, ou seja, direto da árvore que o produz. Por isso, procuramos por alternativas que facilitam este contratempo, que são as feiras, supermercados e outros comércios que possibilitam adquirirmos estes alimentos de maneiras práticas.

A colheita dos frutos é um dos processos mais importantes dentro do ciclo de produção agrícola, pois é o resultado de todos os esforços empregados ao longo deste processo, soma-se às influências das variações climáticas ocorridas durante o ano agrícola. Este processo de colheita exige planejamento, agilidade e precisão, para a colheita de muitos frutos com a máxima qualidade. A operação de colheita dos frutos é realizada no período denominado safra, que se estende durante determinado período do ano conforme a maturação das variedades, e a utilização prevista, ou seja, armazenamento ou comercialização imediata (exportação ou mercado interno).

A colheita de frutas pode ser realizada basicamente de 2 maneiras:

Colheita Manual

A colheita manual baseia-se no grande volume de mão de obra empregada e no cuidado do colhedor em retirar a fruta da planta, causando o menor dano possível ao alimento. Geralmente, é realizada das seguintes formas:

- Torção do pedúnculo, onde a pessoa que está colhendo a fruta, torce o seu cabo para soltá-la do galho em que está presa.

- Arrancar do galho, que apesar de ser o método mais rápido é o que provoca maior grau de danos à fruta, principalmente na região peduncular, favorecendo a perda de água e possível contaminação.

- Colheita com tesouras que é a mais recomendada, por ser delicada e não causar danos à fruta.

Os frutos com danos em sua estrutura, como cortes ou qualquer outro “machucado”, costumam ser descartados ainda no campo. Os frutos colhidos do chão, que costumam ser considerados de segunda linha, não se misturam com os frutos colhidos direto da planta. No mesmo sentido, durante a colheita, os frutos não devem ficar expostos ao sol ou a chuva, sob pena de se deteriorarem com maior facilidade.


Colheita Mecanizada

A colheita mecanizada caracteriza-se pela baixa empregabilidade de mão de obra, devido ao fato de a máquina, realizar todas as atividades relativas à colheita como corte e/ou retirada do produto da planta, limpeza e ensacamento do produto.

Porém, não são todas as plantações que se adaptam a este tipo de colheita, devido principalmente à sensibilidade de determinados frutos e a não adequação das plantas para esta finalidade.


Atenção!

Apesar de a colheita mecanizada proporcionar a redução de custos e o aumento no rendimento da colheita, este processo pode causar um número maior de danos às frutas e ainda inviabilizar o que talvez seria a única fonte de renda de muitas famílias carentes pelo interior do país.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93