O aleitamento materno

O crescimento da criança relaciona-se ao teor de proteína encontrada no leite humano.
O crescimento da criança relaciona-se ao teor de proteína encontrada no leite humano.

Nutrição

04/05/2015

Ser saudável é um cuidado a ser tomado para a vida toda.

O crescimento da criança relaciona-se ao teor de proteína encontrada no leite humano, que confere ótimo desenvolvimento da espécie. A amamentação é prática vital para a saúde da criança e da mãe, cujos benefícios estendem-se para todo seu futuro de vida.

A recomendação da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde é de que as crianças sejam amamentadas, exclusivamente, com leite materno até os 6 (seis) meses de idade; posteriormente, introduzir a alimentação complementar apropriada, mantendo a amamentação até pelo menos 2 (dois) anos de idade.

No caso de mães portadoras de HIV/AIDS ou outras doenças transmitidas verticalmente, deverão ser orientadas em relação às adaptações necessárias para a alimentação correta de seus filhos.

O aleitamento materno é a primeira prática a ser estimulada para promoção da saúde, assim como para a formação de hábitos alimentares saudáveis e para a prevenção de muitas doenças.

Os constituintes presentes no leite materno fornecem todos os nutrientes necessários ao desenvolvimento do lactente:

• A caseína favorece a absorção do cálcio biodisponível e presente no leite;

• A alfa-lactoalbumina é a principal proteína do soro e auxilia no transporte do ferro, representa 40% do leite materno e apenas 3% no leite de vaca;

• Os minerais, como o zinco, têm função de neurotransmissor cerebelar;

• As gorduras e os ácidos graxos livre são veículos para vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K), além de principais fontes de energia. Superam 50% das necessidades diárias;

• Os fatores protetores, formadores das defesas, protegem contra diferentes doenças infecciosas, e alguns, com funções bactericidas, protegem a mãe e o lactente;

• Ainda como fatores de proteção, o leite humano contém macrófagos e linfócitos, que transmitem ao lactente os fatores imunológicos acumulados na vida da mãe;

• Com relação aos carboidratos do leite materno, a lactose participante da absorção do cálcio e do ferro, constitui substrato para que a flora intestinal produza o ácido láctico, reduzindo o pH do intestino e inibindo o crescimento microbiano.

• Os oligossacarídeos nitrogenados são fatores de crescimento da flora bífida, conhecidos como fator bífidus, presentes no intestino.

É importante salientar que a nutrição adequada de gestantes e crianças devem ser entendidas e enfatizadas como elemento estratégico de ação, com vistas à promoção da saúde também na vida adulta.

Pesquisas confirmam que o aleitamento materno exclusivo é o modo ideal de alimentação do lactente, até os seis meses de vida.

A continuidade do aleitamento materno até os dois anos é, igualmente, importante, pois disponibiliza energia e micronutrientes da alimentação da mãe, particularmente do ferro, evitando uma anemia férrica, muito comum no Brasil. Dentre outras vantagens, o aleitamento materno confere importante proteção contra a morbimortalidade por doenças infecciosas, nos primeiros anos de vida, sendo reconhecido como potencial fator preventivo na redução da mortalidade infantil.

Outra questão notável refere-se aos efeitos, em longo prazo, do aleitamento materno. Estudos recentes mostram que crianças amamentadas tendem a apresentar menor prevalência de obesidade na infância e na adolescência.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93