Cuidados na alimentação do paciente com dengue

Alimentação dos pacientes com dengue
Alimentação dos pacientes com dengue

Nutrição

21/04/2015

Tanto na sua forma clássica quanto na forma hemorrágica devem ser tomados alguns cuidados com a alimentação do paciente com dengue.


A ASBRAN (Associação Brasileira de Nutrição) orienta que os pacientes com suspeita de dengue, devem evitar alguns alimentos. Os alimentos que contém salicilato, um composto que inibi a agregação plaquetária aumentando o tempo de sangramento devem ser retirados da alimentação. São eles: abricó, ameixa fresca, amêndoa, amora, batata, cereja, groselha, limão, maçã, melão, morango, nectarina, nozes, passa, pepino, pêssego, pimenta, tangerina, tomate e uva.


Alimentos que tem ação antitrombótica (alho, cebola e gengibre) também devem ser evitados.


Algumas interações droga-nutriente acontecem. Os medicamentos como os derivados salicílicos, diminuem a biodisponibilidade de vitamina C, a quantidade de folato, ferro e potássio no sangue e as proteínas presentes no plasma.


Podem provocar alterações no estômago, pressão arterial baixa, fenômenos hemorrágicos que poderão gerar anemia e distúrbio do equilíbrio ácido-básico (pH do sangue altamente alcalino ou pH ácido).


A hidratação é outro aspecto importante. O recomendado é que seja ingerido em média 60 a 80ml de líquido/kg/dia.


Assim, para uma pessoa de 60kg o volume ingerido deve variar de 3,6 litros a 4,8 litros dia, nos primeiros cinco dias. A administração deve ser fracionada em pequenos volumes de forma a evitar náuseas e vômitos. É recomendada a ingestão regular de soro caseiro, sucos de frutas, chás e água de coco.


Devem ser consumidos alimentos ricos em ferro heme (origem animal) como a carne vermelha, por exemplo, juntamente com fontes de vitamina C (suco de limão, acerola, laranja) a fim de aumentar a absorção de ferro se o doente estiver com anemia ferropriva.


Seguir uma alimentação balanceada rica em frutas, verduras e legumes, carnes magras é indispensável para nutrir o organismo e aumentar a resistência do doente.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Canceladoa Dsa Silva e Aguiar Faria

por Canceladoa Dsa Silva e Aguiar Faria

Nutricionista formada pela Universidade de Franca. Cursando Técnico em Alimentos pelo Instituto Federal do Sul de Minas. Cursos na área de Nutrição Clínica, Nutrição Materno-Infantil, Nutrição Esportiva, Nutrição em Unidades de alimentação e Nutrição, Educação Nutricional, Rotulagem e Gastronomia.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93