Preparação específica dos principais pratos

Tempo de conservação (pratos prontos, doces ou salgados): 3 meses.
Tempo de conservação (pratos prontos, doces ou salgados): 3 meses.

Nutrição

13/04/2015

Tortas Salgadas - use farinha de trigo no lugar da maisena para engrossar, deixe esfriar em temperatura ambiente antes de embalar. Para descongelar deixe em temperatura ambiente ou no refrigerador, em caso de pressa, envolva em folha de alumínio e leve ao forno.

Sopas - cozinhe primeiro a carne com os temperos, depois acrescente os legumes e por último o macarrão, que deve ferver por 3 minutos no máximo. Descongele no refrigerador ou em panela de pressão com 5 colheres (sopa) de
água.

Ensopados - utilize farinha de trigo se desejar engrossar o caldo e para descongelar siga os mesmos procedimentos das sopas.

Assados - resfrie antes de secar o molho, depois embale o assado inteiro e o molho em potes, ou então, fatie junto com o molho e coloque as porções em separadas para congelar. Para descongelar envolva o assado em folha de alumínio e coloque no forno.

Molhos
- o ideal é preparar em grandes quantidades, embalando em potes com margem para expansão (não usar embalagens de alumínio). Para descongelar deixe no refrigerador ou em panela de pressão para não secar.

Strogonoff - refogue a carne com os temperos, sem colocar o creme de leite, resfrie e embale as porções para congelar. Para descongelar coloque em uma panela de pressão com 5 colheres de água, adicione o creme de leite quando estiver fervendo.

Arroz – refogue o arroz com os temperos, para cada xícara de arroz utilize uma xícara ½ de água depois resfriar e embalar em porções para congelar. Para descongelar o arroz coloque-o numa panela em banho-maria de forma que o vapor atinja o centro do arroz.

Purê de batatas -
deve amassar a batata ainda quente e acrescentar a manteiga, espere resfriar e embale para congelar. Para descongelar coloque o embalado em banho-maria acrescentando em seguida o leite e o sal.

Caldos
- prepare os caldos concentrados e guarde em formas de gelo, depois de congelados, reembale em saco plástico.

Cuscuz - não usar ovos no preparo e embale em recipientes plásticos rígidos para congelar. Para descongelar coloque numa panela em banho-maria, de forma que o vapor atinja todo o alimento, decore depois de descongelado.

Feijão -
prepare normalmente, sem deixar que os grãos amoleçam muito, deixe resfriar e embale para congelar. Para descongelar coloque um pouco de água fria numa panela de pressão e quando pegar pressão desligue o fogo, retire a pressão e deixe ferver mais um pouco, caso deseje que o caldo fique mais espesso.

Panquecas -
congelar recheadas e com molho, ou só os discos, separados por folhas plásticas e embalados num saco plástico. Para descongelar coloque as panquecas recheadas no forno e cobertas com folha de alumínio, porém os discos devem ser descongelados em temperatura ambiente.

Lasanha –
congele-a pronta (substituir a maisena por trigo no molho branco) monte-a num pirex forrado com plástico depois leve ao freezer por 2 horas, em seguida desenforme e embale em saco plástico (pode permanecer no pirex se não houver necessidade de liberá-lo). Para descongelar deixe no refrigerador ou em banho-maria, utilize uma assadeira com água fria para não causar choque térmico, depois cobra com folha de alumínio e levar ao forno.

Caneloni, Ravioli e Capeleti –
estes podem ser congelados prontos ou não; quando prontos, o procedimento é igual ao da lasanha.

Suflê -
pode ser congelado pronto, embora perca sua textura original ao ser descongelado.

Bife à Milanesa pronto - fritar em óleo novo, resfriar e embalar em folha de alumínio ou papel aderente e para descongelar coloque no forno, inicialmente em temperatura baixa, depois aumente após o descongelamento.

Bife à Milanesa cru -
embalar em folha de alumínio, guardando sem colocar um sobre o outro; descongelar no refrigerador ou fritando em bastante óleo, poucos de cada vez.

Docinhos -
brigadeiro, olho de sogra, beijinho, cajuzinho e outros - devem ser congelados antes de embalar; descongelar em temperatura ambiente ou no refrigerador; doces caramelados não congelam, devendo receber o caramelo no dia em que serão consumidos.

Sobremesas -
mousses, tortas (inclusive de ricota), quindim, papo de anjo, doces de frutas, pão de ló, bolachas, maria-mole e muitas outras sobremesas congelam perfeitamente.

Tempo de conservação (pratos prontos, doces ou salgados): 3 meses

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93