Como alimentar a criança de forma saudável na fase escolar

A alimentação das crianças deve ser controlada pelos pais.
A alimentação das crianças deve ser controlada pelos pais.

Nutrição

01/04/2015

A alimentação das crianças deve ser controlada pelos pais, já que elas gostam de comer fora dos horários e comidas que não são saudáveis. Com o aleitamento materno feito de maneira adequada, as crianças já crescem com hábitos corretos de se alimentar, principalmente quando os pais também se alimentam da mesma maneira, sempre mostrando o que deve ou não ser ingerido nas horas certas.

Devido às lanchonetes das escolas conterem salgadinhos, doces e biscoitos que alimentam o apetite da criança, elas acabam se deliciando com essas guloseimas, deixando os alimentos saudáveis de lado. Claro que abrir algumas exceções não trará grandes problemas, afinal toda criança gosta de comer doces e salgadinhos.

Mas os pais devem criar um hábito dentro de casa fazendo com que seus filhos se alimentem com saladas, frutas, verduras e legumes. Isto é, sempre seguindo o que é importante para a saúde: comer pelo menos um ingrediente de cada grupo diariamente contido na pirâmide alimentar.

Como a criança está em fase de desenvolvimento é importante que ela conheça os alimentos que os pais consomem, uma vez que muitas delas seguem os exemplos paternos para esse tipo de ação. Se não tratado a tempo, crianças que comem muitos doces podem chegar à obesidade infantil, o que é um fator muito preocupante.

A obesidade é um assunto altamente importante e preocupante, pois esse índice não se refere apenas às crianças, mas também aos adultos. O sistema funciona da seguinte forma: as células adiposas, que são responsáveis pelo armazenamento de gordura no corpo, são desenvolvidas na infância e podem se multiplicar e permanecer em grande número.

Quando a criança desenvolve essas células em excesso, significa que pode resultar na obesidade, uma vez que após sua formação no tecido adiposo, o processo se torna irreversível, pois a sua retirada é muito difícil, tornando a criança obesa para o resto da vida.

Juntamente com a obesidade aparecem outras doenças como hipertensão, diabetes, entre outras. Além disso, a criança se torna alvo de certas discriminações e a autoestima fica baixa, o que gera depressão e a vida social dela fica reprimida.

Porém, é muito importante não só por conta da autoestima da criança, mas para que ela tenha uma vida saudável e longa, que ela mantenha uma alimentação saudável e equilibrada já que “você é o que você come”. Portanto, se você tem uma alimentação balanceada passe isso adiante, não é bom abusar de refrigerantes, chocolates, salgadinhos, entre outras comidas que fazem mal à saúde e que são ricas em gordura trans. Explique isso para seu filho e mostre que as coisas saudáveis também são gostosas e saborosas.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93