Características do Edulcorante

Os edulcorantes são uma alternativa menos calórica ou isenta de calorias.
Os edulcorantes são uma alternativa menos calórica ou isenta de calorias.

Nutrição

01/04/2015

Os adoçantes são compostos por edulcorantes, substâncias naturais ou artificiais que conferem sabor doce aos alimentos e são de baixa ou nenhuma caloria.

Para muitos, adoçante significa um produto de consumo liberado para diabéticos, e não é bem assim, pois os adoçantes podem ser de dois tipos: adoçantes de mesa (não recomendado para diabéticos) e adoçantes dietéticos. (formulado especialmente para diabéticos).

Como tudo em excesso é prejudicial, os adoçantes não poderiam ficar de fora. Por isso, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) se baseia em um órgão que avalia a segurança dos aditivos alimentares para liberar os limites de consumo diário dos edulcorantes. Só que este limite está bem acima do consumo habitual da maioria das pessoas, tornando-se distante de ser ultrapassado.

Os edulcorantes são uma alternativa menos calórica ou isenta de calorias, que auxilia de fato no processo de emagrecimento. A diferença entre os edulcorantes naturais e artificiais está na forma de obtenção. Enquanto os adoçantes naturais são extraídos de plantas, os artificiais são produzidos dentro de laboratórios. Mas ambos passam pelos mesmos critérios de avaliação antes de serem liberados para o consumo, portanto nenhum é considerado mais benéfico.

Mas alguns cuidados devem ser observados: pessoas com doenças que exigem alguma restrição alimentar devem fazer a opção mais adequada para seu caso. Um hipertenso, por exemplo, deve evitar usar adoçante à base de sacarina de sódio e ciclamato de sódio, assim como uma pessoa que tem uma doença genética chamada fenilcetonúria deve evitar adoçante à base de aspartame, isso porque ele tem fenilalanina, um aminoácido que os portadores desse problema não conseguem metabolizar.

O mesmo vale para um diabético: nem todos os adoçantes estão liberados, aqueles que contêm sacarose (açúcar da cana) na sua composição devem ser evitados.

Certamente você irá se deparar com adoçantes que carregam na sua composição dois ou mais tipos de edulcorantes. Essa mistura serve para aumentar as vantagens e diminuir as desvantagens, principalmente quanto ao sabor.


Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres, (ABIAD) os adoçantes se diferenciam desta forma:

Adoçante de mesa: é um produto formulado para conferir sabor doce aos alimentos e bebidas, devendo ser constituído por edulcorantes previstos na legislação e açúcar. Não é indicado para diabéticos.

Adoçante dietético: é um produto formulado para dietas com restrição de sacarose, frutose e/ou glicose para atender às necessidades de pessoas sujeitas à restrição da ingestão desses carboidratos.


O adoçante ideal deve apresentar algumas características tais como:

• Poder adoçante igual ou superior ao da sacarose.

• Custo comparável ao da sacarose, ou seja, ser de baixo custo.

• Ser incolor (sem cor) e inodoro (sem cheiro).

• Ser de fácil solubilidade.

• Ter calorias reduzidas (menor que 2 kcal/g) ou ser isento de calorias.

• Não causar cáries.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93