Probióticos

Os probióticos são microrganismos vivos que agem no trato gastrintestinal
Os probióticos são microrganismos vivos que agem no trato gastrintestinal

Nutrição

14/03/2015

Os probióticos são microrganismos vivos que agem no trato gastrintestinal protegendo o hospedeiro inibindo o crescimento de microrganismos prejudiciais. A microbiota intestinal quando estabilizada impede que microrganismos patogênicos exerçam seus efeitos. Muitos benefícios à saúde vêm sendo associados à cultura Lactobacillus paracasei ssp, incluindo atividade antimicrobiana e inibição de infecções gastrintestinais; propriedades anticarcinogênicas e antioxidantes (PIMENTEL et al, 2011).


Entende-se por leites fermentados os produtos adicionados ou não de outras substâncias alimentícias, obtidas por coagulação e diminuição do pH do leite, reconstituído, adicionado ou não de outros produtos lácteos, por fermentação láctica mediante ação de cultivos de microrganismos específicos. Esses microrganismos devem ser viáveis, ativos e abundantes no produto final durante seu prazo de validade (DAHMER; SIEBENEICHLER, 2011).


Dentre vários efeitos benéficos atribuídos ao consumo de culturas probióticas (presentes principalmente em iogurtes e leites fermentados), os que mais se destacam são: o controle da microbiota intestinal, a estabilização da microbiota intestinal após o uso de antibióticos, a promoção da resistência gastrintestinal à colonização por patógenos, a diminuição da população de patógenos através da produção de ácidos acético e lático, de bacteriocinas, auxílio na digestão como a melhora da digestão da lactose, o estímulo do sistema imune, o alívio da constipação, o aumento da absorção de minerais e produção de vitaminas do complexo B e a K(SANTOS et al., 2011; DAHMER; SIEBENEICHLER, 2011).




Referências


DAHMER, J.; SIEBENEICHLER, L. Elaboração de bebida fermentada à base de soro lácteo. 56f, 2011. Trabalho de Conclusão de Curso de graduação, apresentado à disciplina de Trabalho De Diplomação, do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo, 2011.


PIMENTEL, T. C.; PRUDENCIO, S. H. ; RODRIGUES, R.S. Néctar de pêssego potencialmente simbiótico. Alimentos e Nutrição (UNESP. Marilia), v. 22, p. 455-464, 2011.


SANTOS, R. B. ; LIMA, L. P. J. ; BARBOSA, F. H. F. ; BARBOSA, F. H. F. .Probióticos: microrganismos funcionais. Ciência Equatorial, v. 1, p. 26-38, 2011.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Walisson Junio Martins da Silva

por Walisson Junio Martins da Silva

Mestre em Alimentos e Nutrição-Unesp. Especialista em Qualidade de Vida e Gerontologia. Graduado em Bacharelado em Bioquímica. Licenciado em Ciências Biológicas e em Química.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93