Introdução à nutrição e doença de Alzheimer

A Nutrição possui um papel fundamental!
A Nutrição possui um papel fundamental!

Nutrição

14/03/2015

Estima-se que cerca de 36 milhões de pessoas com demência em todo o mundo e o número está crescendo. O fator de risco mais importante para a doença de Alzheimer é a idade. A maioria dos indivíduos com a doença tem mais de 65 anos e a probabilidade de desenvolver a doença de Alzheimer aumenta com o avançar da idade.


Pouco na vida é tão assustador como a ideia de esquecer os nossos entes queridos, nossas histórias e nós mesmos. Atualmente, o risco é de 1 em cada 8 para aqueles com mais de 65 anos e 1 a 2,5 para aqueles acima de 85.


Alzheimer é uma doença progressiva do cérebro que afeta a memória, pensamento e compreensão da linguagem e julgamento. A progressão da doença começa a interferir com o funcionamento diário, incluindo a capacidade de preparar as refeições ou até mesmo perceber a necessidade de comer.


À medida que a doença progride, ocorrem alterações no estado nutricional do indivíduo. O paciente pode esquecer as etapas envolvidas na preparação de uma refeição. Os cuidados com a segurança dos que estão com o mal de Alzheimer têm que serem intensificados, pois o indivíduo pode esquecer-se de como cozinhar, pode não reconhecer quando a comida estragou e pode não ser capaz de prestar atenção ao longo da refeição.


A Nutrição possui um papel fundamental na redução dos riscos de desenvolvimento de doenças neurodegenerativas. Alguns nutrientes têm sido destacados em diversos estudos por exercerem um papel protetor da memória. São eles: colina, ácido fólico, cafeína, polifenóis e ácidos graxos Omega-3.


Doença de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa associada a danos oxidativos no cérebro, causando uma diminuição cognitiva progressiva, afetando as capacidades intelectuais e prejudicando fortemente a qualidade de vida dos pacientes.


Para neutralizar a oxidação os alimentos ricos em antioxidantes eficazes. Existem inúmeras pesquisas realizadas até o momento para identificar quais os alimentos anti-Alzheimer mais eficazes. Para a prevenção da doença de Alzheimer a ingestão de alimentos ricos em vitamina E, como o azeite de oliva extra-virgem, ,vegetais de folhas verdes, grãos e nozes.



Os mirtilos e outros frutos que são ricos em antioxidantes, ajudam a prevenir a demência.


Combinar uma boa alimentação com atividade física, atividade mental e uma boa interação social é fundamental para a redução do risco do desenvolvimento da doença de Alzheimer.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Walisson Junio Martins da Silva

por Walisson Junio Martins da Silva

Mestre em Alimentos e Nutrição-Unesp. Especialista em Qualidade de Vida e Gerontologia. Graduado em Bacharelado em Bioquímica. Licenciado em Ciências Biológicas e em Química.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93