Dificuldades na alimentação dos indivíduos com Alzheimer
Dificuldades na alimentação dos indivíduos com Alzheimer
Nutrição
14/03/2015
A habilidade dos nutrientes em influenciar a atividade de células do sistema imune de maneira clinicamente significativa é definida como imunonutrição. Entre os nutrientes imunomoduladores, estão a arginina, ácidos graxos ômega-3, glutamina, nucleotídeos, probióticos, selênio, zinco, polifenóis e vitaminas, principalmente A, C, D e E.
Em vista da forte relação entre imunidade e nutrição, tem-se pesquisado e prescritos cada vez mais nutrientes específicos, visando à restauração e manutenção da resposta imune, por exemplo, em ocasiões de cirurgia, tratamento de doenças como câncer, sepse e em pacientes queimados.
Entre as alterações imunológicas relacionadas à desnutrição destacam-se: prejuízo na estrutura e função do timo, redução na função das células T, redução em vários dos componentes do sistema complemento, comprometimento da fagocitose, menor produção de anticorpos e menos afinidade antígeno-anticorpo (SARNI et al., 2010).
Outro aspecto na relação entre nutrição e sistema imunológico diz respeito à complexa interação entre a ingestão inadequada de nutrientes, a exacerbação do estresse oxidativo e a ocorrência de processos infecciosos (SARNI et al., 2010).
A desnutrição pode ter efeitos adversos no organismo de um indivíduo, incluindo consequências negativas aos mecanismos gerais de defesa. O organismo desnutrido se torna mais suscetível a enfermidades, ocorrendo inter-relação entre desnutrição, sistema imune e doenças infecciosas (MARIANO, 2011).
Em pacientes que requerem nutrição enteral e/ou parenteral, os benefícios da imunonutrição podem ser observados na modificação dos processos pró-inflamatórios (incluindo o estresse oxidativo) e na melhora da barreira intestinal, prevenindo a translocação bacteriana (DIESTEL et al., 2013).
Referências
DIESTEL, C.D et al., Terapia nutricional no paciente crítico. Revista HUPE, Rio de Janeiro, v.12, n.3, p.78-84, 2013.
MARIANO, K.P. Nutrição e função imune, 2011, 53f. Seminário apresentado junto à Disciplina Seminários Aplicados do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás, 2011.
SARNI, R. O. S. et. al. Micronutrientes e sistema imunológico. In: Rev. bras. alerg. imunopatol. Vol. 33, Nº 1, p. 8-13, 2010.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Walisson Junio Martins da Silva
Mestre em Alimentos e Nutrição-Unesp. Especialista em Qualidade de Vida e Gerontologia. Graduado em Bacharelado em Bioquímica. Licenciado em Ciências Biológicas e em Química.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93