A importância da vitamina D para a evolução muscular
A IMPORTÂNCIA DA VITAMINA D
Nutrição
26/02/2015
A vitamina D, está diretamente associada a regulação do metabolismo ósseo e na prevenção de algumas patologias. A forma ativa da vitamina D apresenta efeitos imunomoduladores sobre as células do sistema imunológico, sobretudo linfócitos T, assim como na produção e na ação de diversas citocinas.
Atualmente estudos têm sido realizados em busca de relacionar a deficiência de vitamina D com várias doenças autoimunes, incluindo diabetes melito, esclerose múltipla, doença inflamatória intestinal, lúpus eritematoso sistêmico e artrite reumatoide. Sendo sugerido assim o consumo frequente de alimentos que contenham vitamina D, mesmo que essa não seja a maior forma de absorção dessa vitamina.
Conhecendo a vitamina D
A vitamina D, ou colecalciferol, é um hormônio esteroide cuja principal função consiste na regulação do metabolismo de cálcio, formação e reabsorção óssea, através de uma interação que ocorre entre paratireoides, rins e intestinos.
Sendo a principal fonte de vitamina D, ocasionada pela exposição à radiação ultravioleta, onde apenas 20%das necessidades corporais está ligada a dieta.
Evolução Muscular
A Vitamina D, regula o funcionamento neuromuscular e os impactos da síntese de proteína no organismo. Estudos mostram que níveis de Vitamina D, podem estar ligados a redução direta de força, promover a sensação de fraqueza e causa de perda de massa muscular.
Como citado, essa vitamina auxilia na regulação do sistema imunológico, incluindo assim o desenvolvimento de doenças. Sendo associadas assim algumas funções vitais que possibilitem a evolução do treino como o metabolismo de carboidratos, e outros, que influem diretamente com essa fadiga, cansaço, falta de vontade em realizar tarefas comuns, sem vontade de fazer absolutamente nada e até mesmo vontade de ir para a academia.
Em outro estudo desenvolvido mostra que 59% das mulheres com idade entre 16-22 anos, na Califórnia, tiveram níveis insuficientes de vitamina D. Sendo observado que a deficiência de vitamina D, culminou ao aumento do percentual de gordura corporal, interferindo diretamente na performance muscular.
Tempo necessário para síntese de Vitamina D
Porém, como sempre gosto de mencionar cada pessoa possui sua individualidade, segundo o pesquisador e endocrinologista norte-americano Michal Holick, a exposição ao sol para a absorção ideal de vitamina D, varia segundo a hora do dia, a estação do ano, pigmentação da pele e tantos outros, variando o período de 15 a 20 min de exposição sem nenhum protetor solar. Ele explica que o filtro solar impede que a vitamina D seja metabolizada, porém períodos superiores a esse, o filtro solar é essencial.
Então busque ter sempre em dia sua exposição no sol, sempre cultivando uma vida saudável com hábitos alimentares e atividade física frequente.
Seja Esperto, Nutrição é Vida.
Seguem as referências para os que tiverem maior curiosidade.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Fábio Rodrigues Chaves Cavalcante
Graduado em Nutrição, Pós Graduado em Nutrição Esportiva. Atuante na área de Nutrição Esportiva, com participações de cursos como o Brasília Fitness, Anold Conferecen e nutrição esportiva para atletas com e sem deficiência física. O objetivo é sempre superar minhas próprias limitações com estudo/dedicação
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93