CORRER X CAMINHAR - Qual o melhor para redução de gordura?

CORRER X CAMINHAR - Qual o melhor para redução de gordura?
CORRER X CAMINHAR - Qual o melhor para redução de gordura?

Nutrição

26/02/2015

Qual o melhor para redução de gordura?

Essa é uma das maiores dúvidas que se tem ao buscar iniciar alguma atividade física, sendo assim a maioria já parte para as corridas de rua, ou até mesmo ao invés de caminharem, simplesmente dedicam às corridas nas esteiras.


Será que é o melhor método para se emagrecer e atingir o nível físico desejado? Qual das opções trazem maiores benefícios à saúde?


O interessante a se pensar neste momento é o que seu organismo irá suportar, uma vez que o sedentarismo pode acarretar na redução do preparo físico.


A perda de gordura pode ser otimizada durante exercícios executados em determinadas intensidades. Quanto maior é a intensidade de um exercício, maior é o gasto de energia obtido da oxidação de nutrientes e, consequentemente, maior é o consumo de oxigênio. Desta forma, a intensidade de um exercício é medida através do consumo de oxigênio (Carter e cols., 2002; Ducan e cols., 2003)


Antes que ocorra a oxidação ou perda de gordura, a gordura é quebrada sob a ação de hormônios lipolíticos, liberando ácidos graxos e glicerol para o sangue. A queima de gordura corporal é dependente de vários fatores, sendo que a oxidação relativa de ácidos graxos é maior em exercícios de BAIXA INTENSIDADE, mas a queima de gordura alcança maiores valores em exercícios executados geralmente entre 55 e 72% do Vo2 máx. (Marangon, 2003)


Então neste caso o mais interessante a se fazer é dar início a caminhadas frequentes que possibilitem a maior redução da gordura ponderal evitando possíveis problemas ortopédicos, devido ao sobrepeso, e até mesmo cardíacos.


Já quando o assunto é performance esportiva, onde se busca a superação de seus próprios limites e até mesmo evolução do preparo físico para jogadores de futebol, triatletas, corredores de rua, a evolução pode ser partir para as corridas. Sendo também uma boa opção para a redução de peso, porém o que pode esclarecer essa dúvida é buscar ajuda de um profissional de educação física para se ter o melhor acompanhamento e evitar possíveis lesões.


O mais importante é, MOVA-SE e saia de sua zona de conforto e viva a vida, e viva sempre com SAÚDE.


Seja Esperto Nutrição é Vida.


Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Fábio Rodrigues Chaves Cavalcante

por Fábio Rodrigues Chaves Cavalcante

Graduado em Nutrição, Pós Graduado em Nutrição Esportiva. Atuante na área de Nutrição Esportiva, com participações de cursos como o Brasília Fitness, Anold Conferecen e nutrição esportiva para atletas com e sem deficiência física. O objetivo é sempre superar minhas próprias limitações com estudo/dedicação

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93