Porque o Congresso não regulamenta a questão da publicidade dos alimentos?

Publicidade dos alimentos, entenda!
Publicidade dos alimentos, entenda!

Nutrição

06/02/2015

Crescem no Brasil e no mundo os níveis de obesidade e sobrepeso, crianças é a população-alvo mais preocupante. Segundo pesquisa do Ministério da Saúde divulgada no primeiro semestre deste ano, 50% dos adultos está acima do peso.


E este problema atinge todas as faixas etárias, grupos de renda, e regiões brasileiras. A saúde pública gasta acima do previsto com doenças crônicas não transmissíveis, como problemas cardiovasculares, diabetes e câncer.


Esta questão tem mobilizado o Congresso Nacional, na questão de propor novas regras para o marketing e a publicidade de alimentos ultra processados rico em sal, açúcar e gordura saturada, cujo consumo elevado é considerado uma das causas da epidemia de obesidade e doenças crônicas não transmissíveis.


São várias as propostas nos PLs, tipo restringir a propaganda para crianças em escolas, incluir alertas sobre o consumo excessivo. E por quê? Até hoje não foram aprovadas pelo congresso. O que ocorre nos bastidores, quais os interesse econômicos que dificultam o avanço desses projetos?


Esta situação revela um quadro de saúde pública gravíssima, e que no futuro, teremos indivíduos cada vez mais jovens com doenças crônicas, dando maior gasto com a saúde no país.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Vania Barros Lopes

por Vania Barros Lopes

Formação acadêmica desde 1986, experiencia na área de produção, em restaurante, creche, cozinha industrial, atualmente consultorio clínico em estética. (Estética Lene- Guaiba RS) avaliação clínica e bioimpedância em nutrição estética para procedimentos ( HECCUS, corrente russa, massagem estética e drenagem linfática)

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