A importância do acompanhamento nutricional no período gestacional

A alimentação no período gestacional é fundamental para o desenvolvimento
A alimentação no período gestacional é fundamental para o desenvolvimento

Nutrição

21/01/2015

...ATENÇÃO, MAMÃES...

BEBÊ A BORDO!


A alimentação no período gestacional é fundamental para o desenvolvimento do bebê. É através do cordão umbilical que esse pequeno ser recebe seus nutrientes, provenientes do sangue de sua mãe. Entretanto, se a gestante não mantém uma alimentação equilibrada, consequentemente a oferta de nutrientes ao bebê não será adequada.


Em estudo conduzido por SPINATO et al. (2014), o suporte nutricional adequado contribui com a prevenção de doenças nas demais fases da vida do ser humano. Além disso, a necessidade de nutrientes varia entre os 03 trimestres da gestação, podendo ser ainda maior quando a gestação é de gêmeos.


Ainda de acordo com os autores, não há necessidade de que a gestante consuma polivitamínicos se o seu acompanhamento médico e nutricional for adequado e sua alimentação regrada e balanceada (salvo o Ferro e o Ácido Fólico). E, quanto a esses 02 últimos nutrientes, os autores informam que:

*FERRO: É um mineral fundamental para o desenvolvimento físico e mental do feto, da capacidade cognitiva, aprendizagem, concentração e memorização. Sua suplementação deve ser iniciada na 16ª semana de gravidez e mantida até o puerpério.


*ÁCIDO FÓLICO: Nutriente fundamental, principalmente, para o desenvolvimento do tubo neural do feto. Sua suplementação deve ser iniciada ainda antes do início da gravidez e mantida até a 8ª semana de gestação.


A Avaliação Nutricional precoce é de suma importância. Os cuidados com a saúde ainda antes da concepção do feto contribuem para que o organismo materno esteja apto a receber a criança. Portanto, para você que está pensando em engravidar, procure um Nutricionista. Para você que está grávida, alimente-se bem e cuide de si e da vida que lhe habita.


Para você que já é mamãe, parabéns, mas continue se cuidando e cuidando da alimentação de seu(s) filho(s)!


Sendo assim, concluímos que o Nutricionista é o profissional habilitado para a prescrição dietética em todos os períodos da vida, mas principalmente, no período gestacional, pois os cuidados com a alimentação são para a mãe e seu bebê, concomitantemente!



FONTE:
SPINATO, G. et al. Nutrição na Gestação. Anais de Medicina, v. 1, n. 1, 2014.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Fabrício Gomes dos Santos

por Fabrício Gomes dos Santos

Nutricionista pela UNISANTOS (PROUNI). Pós-graduando em Nutrição Clínica e Ambulatorial (UNILUS) e em Fitoterapia Clínica (IMeN Educação). Aprimorado em Nutrição na Doença Renal (IMeN Educação). Idealizador do grupo "Salute - Cursos & Eventos: Educação e Capacitação em Saúde". Técnico em Nutrição e Dietética (PMC/SMS/DAHUE/SND/PSC-I). Ex Assistente Técnico do CRN-3 - Delegacia de Santos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93