Zimbro: um condimento pouco conhecido

Sabor agradável e inconfundível em suas refeições
Sabor agradável e inconfundível em suas refeições

Nutrição

28/11/2014

O zimbro, também conhecido como junípero, é um condimento muito pouco conhecido no Brasil. Esse condimento se constitui na baga (fruto pequeno e carnoso) de um arbusto de porte baixo e denso, cujo nome científico é Juniperus communis.


Inicialmente, a baga é verde. Porém, à medida que vai amadurecendo, ela se modifica para uma coloração que varia do vermelho ao azul-arroxeado. O sabor do zimbro é distinto, picante e ao mesmo tempo levemente adocicado. Desde os tempos antigos, o zimbro tem sido um tempero importante em inúmeros pratos europeus, particularmente nas regiões alpinas. Nesses locais, o zimbro é empregado para conferir sabor a uma grande variedade de alimentos, desde chucrute, patês vegetais e pratos de carnes de sabor forte, como as de caça ou mesmo de suínos, até bebidas como o chá.


O zimbro é empregado também para conservar presuntos e embutidos, tais como linguiça, mortadela, salame e salsicha, conferindo um sabor característico e agradável a esses produtos. As bagas de zimbro devem ser ligeiramente esmagadas para libertarem, de forma mais intensa, o seu sabor e aroma.


Adicionalmente, elas contêm um óleo essencial que é comumente usado na indústria de bebidas alcoólicas para aromatizar, por exemplo, o gin. Por isso, atualmente o zimbro tem sido cultivado na Áustria, Canadá, Checoslováquia, França, Hungria, Índia e Itália principalmente para a produção desse óleo essencial e apenas uma pequena parcela vai para o mercado de condimentos.


Contudo, a comercialização do zimbro sob a forma de bagas tem grande potencial para expansão, pois além de seu emprego como condimento estudos científicos têm mostrado que as bagas de zimbro possuem poder medicinal. Elas contêm em sua composição substâncias com ação digestiva, tônica, carminativa, estimulante e diurética.


As bagas podem ainda ser usadas no tratamento do reumatismo, halitose, doenças renais, amenorreia, asma e bronquite, entre outros. Em nosso país, o zimbro pode ser mais facilmente encontrado em casas especializadas. Experimente preparar um molho com esse condimento e servir para acompanhar um prato de final de ano.


Basta uma pequena quantidade de zimbro para conferir um sabor agradável e inconfundível às suas preparações culinárias!

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Maria de Lourdes Reis Giada

por Maria de Lourdes Reis Giada

Graduação em Nutrição pela UFRJ.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93