O hábito faz o monge

Mude o seu hábito alimentar
Mude o seu hábito alimentar

Nutrição

26/07/2014

Sim, reeducação alimentar é também mudar hábitos. Incrível como hábitos incorporados mandam na gente. Você sabe que comer muito engorda, que comer alguns alimentos dá colesterol, mas insiste. Porém, não é você que insiste, é incrível como o estômago manda na nossa mente. Precisamos mudar isto, criando hábitos novos, mas realmente não é fácil. Aquele pedaço a mais de frango, aquela bola de sorvete a mais, aquela pizza, etc.

Vamos à luta! Dizem que 40 dias alterando a alimentação, fazendo exercícios, os hábitos novos incorporam, mas é preciso aguentar os 40 dias, 40 dias de purificação no deserto. Lembrem de Moisés para chegar na Terra Santa. 40 anos, mas no nosso caso, com 40 dias os hábitos novos começam a prevalecer sobre os velhos.

Vejam o artigo retirado do jornal globo.com que fala como só de mudar a roupa, a pessoa já muda a forma de agir e pensar, ao ver comidas mais saudáveis no prato, menor quantidade, também alteraremos nosso modo de ser.

Sim, o hábito faz o monge, mostra pesquisa.

Estudo americano comprova que significado social das peças que vestimos interfere nos processos cerebrais

POR JULIANA CÂMARA
03/04/2012 20:59

RIO - O antigo ditado que nos orienta sobre não julgar as pessoas pela aparência acaba de ser contrariado por um estudo americano, pelo menos no que diz respeito às roupas. Cientistas descobriram que a forma como interpretamos o valor simbólico da vestimenta pode afetar nossos processos cognitivos. E o estudo, realizado por pesquisadores da Northwestern University, em Illinois, mostra que não basta olhar uma peça para que esta influência ocorra, é preciso vesti-la.

Os pesquisadores, liderados por Adam Galinsky, realizaram três experiências usando jalecos brancos idênticos de médicos e pintores. Em todos os casos, as pessoas que vestiram as peças que seriam dos profissionais de saúde — a quem costuma ser atribuído um comportamento cuidadoso, rigoroso e atento — apresentaram melhores resultados em testes de atenção e percepção visual de erros. Houve quem apenas olhasse a roupa, mas quem a vestiu se saiu melhor.

A descoberta, que foi relatada em reportagem do jornal “New York Times”, é significativa para uma área de estudos em crescimento, chamada de cognição incorporada.

— Pensamos não apenas com nossos cérebros, mas com nossos corpos, e nossos processos de pensamento estão baseados em experiências físicas que provocam conceitos associados abstratos. Agora, parece que estas experiências incluem as roupas que vestimos — explicou Galinsky ao NYT. — A experiência de lavar as mãos, por exemplo, está associada à pureza moral e a julgamento éticos.

Para os cientistas, um dos pontos mais interessante do estudo é a possibilidade de compreender se o significado da roupa que vestimos afeta nossos processos psicológicos: ele altera a forma como nos aproximamos e interagimos com o mundo? Na opinião do psicólogo e autor do livro “Homens invisíveis” (Editora Globo), Fernando Braga da Costa, a resposta é sim:

— Tudo o que é intelectual é guiado também pelo nosso equilíbrio emocional. Além disso, o que controla nossas vias neurológicas está relacionado com nossas emoções, cuja construção passa pelos relacionamentos e a concepção de valores sociais.

Os pesquisadores americanos agora querem entender o que acontece quando alguém veste uma batina de padre ou um uniforme de policial todos os dias, por exemplo. A ideia é desvendar se os indivíduos se acostumam e as alterações cognitivas não ocorrem, fazendo os efeitos desaparecerem. Para isso, no entanto, mais estudos ainda serão conduzidos.

Read more: http://oglobo.globo.com/sociedade/saude/sim-habito-faz-monge-mostra-pequisa-4488046#ixzz38b6TPoHV

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Ricardo Ribeiro Martins de Souza

por Ricardo Ribeiro Martins de Souza

Nascido em MG, perto da cidade historica de Ouro Preto, nasci em Ponte Nova, onde cresci e depois me mudei para BH onde começei minha carreira profissional na area de contabilidade na qual me formei. Formei em Tec. Contabilidade, depois fiz Quimica em Belo Horizonte, enquanto ; estudava yoga e lia muito sobre tudo isso, vindo a ser vegetariano alguns anos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93