Dislipidemia Infantil

A inclusão de hábitos de alimentares desde a infância evita o colesteral
A inclusão de hábitos de alimentares desde a infância evita o colesteral

Nutrição

19/09/2013

A dislipidemia é a alteração dos níveis sanguíneos de lipídeos circulantes um distúrbio que tem como característica principal a presença excessiva de colesterol  e triglicérides no sangue.  Existem as dislipidemias primárias, tendo como causa genética e as dislipidemias secundárias, ocasionadas de outros quadros, como por exemplo, o diabetes mellitus. Para o diagnóstico da dislipidemia são medidos por exames laboratoriais os níveis plasmáticos de Colesterol total, LDLHDL e Triglicerídeos.

A prevalência de crianças com dislipidemia no Brasil é grande. Estudos mostram a preocupação dos pesquisadores com a saúde das crianças brasileiras futuramente. Sendo mais fácil prevenir a dislipidemia na infância, propondo uma alimentação adequada e exercícios físicos, pois, na fase adulta, essa alteração pode causar doenças coronarianas e os custos com o tratamento serão mais elevados.

É na infância que o controle dos níveis de colesterol ajudam a diminuir então a formação de aterosclerose e prevenção de doenças cardiovasculares futuras. A dislipidemia em crianças é frequentemente associada à obesidade, ocorrendo níveis elevados de colesterol total (CT), triglicerídeos (TG), LDL (colesterol ruim) e níveis reduzidos de HDL (colesterol bom). Os principais riscos que a obesidade traz são o aumento das taxas de triglicerídes e colesterol. Mas até as crianças mais magras estão acometidas pelo aumento da dislipidemia mesmo que tenha o peso adequado, mas tem um hábito alimentar irregular.

Tendo uma alimentação rica em fibras como cereais integrais, leguminosas, frutas, verduras e legumes, peixes como sardinha, atum, ajudam no controle, como também otimizar a prática de atividade física. Evitar o excesso de gorduras saturadas como embutidos, gordura trans (margarinas comuns, sorvetes, chocolates, biscoitos recheados), doces em geral, frituras, fast-food, refrigerantes é a melhor forma de evitar as dislipidemias em crianças. A inclusão de hábitos de alimentares saudáveis desde os primeiros anos de vida podem garantir uma qualidade de vida até a velhice. Sendo assim procure um profissional nutricionista para ter uma melhor orientação para seus filhos.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Camila Biller de Almeida

por Camila Biller de Almeida

Nutricionista

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93