Leite de Gir: um produto de extrema qualidade vem de uma raça forte
As vacas Gir oferecem mais riqueza de nutrientes
Nutrição
19/06/2013
O leite de Gir, uma das mais reconhecidas raças de gado leiteiro, é um produto muito valorizado e há muito tempo. A raça agrada criadores por ser versátil. Além de produzir leite de extrema qualidade, tem DNA capaz de fazer o melhoramento genético de outras raças – os machos podem gerar excelentes gados de corte, como o Girolando.
Com leite de alta capacidade nutritiva, as vacas Gir oferecem mais riqueza de nutrientes do que a vaca Holandesa, por exemplo, passando na frente ainda da raça Pardo Suíça e até de alguns caprinos.
Comparativo entre as raças bovinas produtoras de leite (%):
Gir leiteiro – Proteína 4,35 | Gordura 3,38 | Lactose 4,64 | Sólidos Totais 13,18
Holandesa – Proteína 3,54 | Gordura 3,29 | Lactose 4,68 | Sólidos Totais 12,16
Pardo-suíça – Proteína 3,99 | Gordura 3,64 | Lactose 4,94 | Sólidos Totais 13,08
Fonte: Adaptado: Ordóñez et al. (2005) e Prata et al. (1998) apud Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte, 2009. Internet: http://www.emparn.rn.gov.br. Acesso: 14 de junho, 2013.
Raça que prevalece nos rebanhos
O Gir, ou Gir Leiteiro, como é popularmente conhecido, tem origem na região de Gir, Península de Kathawar, na Índia. Os primeiros registros da chegada do Gir ao Brasil datam da década de 1910, mas somente a partir do fim da Segunda Guerra Mundial é que as importações ganharam força, devido à consolidação dos estudos da genética e aumento de produção comercial do leite.
É uma raça da família zebuína, assim como a Nelore (uma das raças mais conhecidas no Brasil, senão a mais), com a diferença que a Nelore é gado de corte. Estima-se que mais de 80% dos rebanhos no Brasil são descendentes de Gir, enquanto de Nelore, por exemplo, são apenas 13%.
Dados de produção do leite de Gir
Hoje, a meta de produção de leite por lactação é de 4 mil litros, sendo que já existem registros de uma produção de 9.298Kg de leite na primeira lactação – dados da campeã de 2004, Dengosa TE F. Mutum.
Alta produtividade, qualidade nutricional e precocidade.
Por isso, o leite de Gir é extremamente valorizado nos dias de hoje. A raça traz longa história de inúmeros prêmios em feiras e exposições no Brasil e no mundo. Quem procura versatilidade, qualidade genética ou uma opção para o ramo da pecuária, pode acreditar que Gir garante bons negócios.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Saúde
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93