O Sistema Internacional de Unidades (SI): As unidades de medida

As unidades derivadas são unidades que podem ser expressas a partir das unidades de base
As unidades derivadas são unidades que podem ser expressas a partir das unidades de base

Nutrição

26/03/2013

Por muito tempo, o mundo usou medidas baseadas no corpo humano, como, palmo, pé, polegada, porém, são medidas imprecisas, por isso, acabava gerando muitos problemas. Para resolver este problema, foi criado o Sistema Métrico Decimal, um sistema de medidas baseado em uma "constante natural". Este sistema adotou, inicialmente, três unidades básicas de medida: o metro, o litro e o quilograma.

O sistema métrico decimal acabou sendo substituído pelo Sistema Internacional de Unidades (sigla SI, do francês Système international d'unités), que é mais complexo e sofisticado. No Brasil, o SI foi adotado em 1962 e ratificado pela Resolução nº 12 de 1998 do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro), tornando-se de uso obrigatório em todo o Território Nacional.

No Sistema Internacional (SI) algumas unidades podem ser classificadas como unidade de base e unidade derivada. As unidades de base estão representadas em sete unidades perfeitamente definidas, consideradas como independentes sob o ponto de vista dimensional.

As unidades derivadas são unidades que podem ser expressas a partir das unidades de base, isto é, podem ser formadas combinando-se unidades de base segundo relações algébricas como multiplicação e divisão.

As unidades SI podem ser escritas por seus nomes, por exemplo, grama, ou representadas por meio de símbolos, por exemplo, g para grama. Os nomes e símbolos das unidades SI são escritos sempre em letra minúscula, com exceção do grau Celsius (0C) e do litro (L). A unidade de massa é representada pela grama (g) e a unidade de volume é representada pelo litro (L) ou metro-cúbico (m3), sendo que, 1 litro corresponde a 1 dm3.
Para comprovar que 1 litro corresponde a 1 dm3 é preciso fazer um cubo com 1 dm de comprimento, 1dm de largura e 1 dm de altura. Este cubo vai ter volume igual a 1 dm3, pois para determinar o volume é preciso multiplicar o comprimento pela largura e pela altura:

Volume = comprimento x largura x altura = 1 dm x 1dm x 1dm = 1dm³

Se dentro deste cubo for colocado um líquido qualquer, por exemplo, água, quando ele estiver cheio, o volume de líquido presente dentro do cubo será exatamente 1 L.

Os símbolos, normalmente, estão precedidos de prefixos, por exemplo, kilograma (kg), o símbolo é g e o prefixo é k. Abaixo estão alguns prefixos utilizados nas unidades SI.

p: pico (10-12)
n: nano (10-9)
símbolo mi: micro (10-6)
m: mili (10-3)
c: centi (10-2)
d: deci (10-1)
da: deca (10)
h: hecto (102)
k: quilo (103)
M: mega (106)
G: giga (109)
T: tetra (1012)


Estes prefixos correlacionam à grandeza de cada unidade, por exemplo, 1 grama (g) corresponde a 1000 miligramas (mg), ou seja, a miligrama é a milésima parte da grama. O mesmo vale para as medidas em metro ou litro, sendo assim, 1 metro corresponde a 1000 milímetros e 1 litro corresponde a 1000 mililitros.

Observe, na Tabela , que o número que está logo após o nome mili é 10-3, isto indica que, se eu tiver 1 mg vou ter 0,001 g ou 10-3 g. O mesmo vale para os demais prefixos, por exemplo, se tiver 1 dg vou ter 0,1 g ou 10-1 g e se tiver 1 kg vou ter 1000 g ou 103 g. Portanto, os números entre parênteses na Tabela 11 estão relacionados a unidade grama (g) ou metro (m) ou litro (L).

Para realizar a passagem de uma medida para outra pode ser utilizada a Tabela que mostra unidades de medidas muito utilizadas em laboratório.

Medidas utilizadas pelo sistema SI

miligrama centigrama decigrama grama decagrama hectograma quilograma
mg cg dg g dag hg kg
mililitro centilitro decilitro LITRO decalitro hectolitro quilolitro
mL cL dL L dL hL kL


Você deve trabalhar com esta tabela da seguinte forma. Cada mudança de medida de uma unidade menor para uma unidade maior deverá ser dividida por 10.

Por exemplo:
1 mg para cg 1 : 10 = 0,1 cg
1cg para g 1: 10 :10 = 0,01 g

Mas, cada mudança de medida de uma unidade maior para uma unidade menor deverá ser multiplicada por 10.

Por exemplo:
1 kg para dag 1x 10x 10 = 100 dag
1 hg para cg 1x 10x 10x 10x 10 = 10000 cg

Para realizar o preparo de uma solução é preciso adicionar alguns reagentes sólidos e outros líquidos. Para medir os reagentes sólidos será utilizada a balança e para medir os líquidos será utilizado um recipiente graduado. Como o peso na balança é expresso em grama e o volume é expresso em litro, você deve fazer a conversão das massas para grama e dos volumes para litro.

1000 cg reagente A = _____ g 0,0003 kL reagente E = _____ L
0,002 kg reagente B = _____ g 15 dL reagente F = ______ L
3500 mg reagente C = _____ g 0,02 hL reagente G = _____ L
1,55 dag reagente D = _____ g 500 mL reagente H = _____ L

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93