Fator de Correção

Preço bom e qualidade na hora da compra
Preço bom e qualidade na hora da compra

Nutrição

28/01/2013

Para poder determinar as quantidades certas, para comprar e avaliar o preço total de comprar e avaliar o preço total da compra de alimentos, principalmente daqueles que apresentam perdas inevitáveis (cascas, aparas, etc.), foi estabelecido o fator de correção.

Este fator é uma constante para uma determinada qualidade de alimento decorrente da relação entre peso bruto (alimento conforme se adquire) e peso líquido (alimento depois de limpo e preparado para utilizar). Por exemplo, é comprado 1.000g de chuchu. Depois de limpos verificamos que dispomos apenas de 500g de chuchu.

Determinamos o fator de correção a partir da seguinte fórmula:



F.C.= PB (peso bruto) 1.000g
-------------------------------- -------------- = 2
P.L. (peso líquido) 500g


Consequentemente, o Fator de Correção para aquela qualidade de chuchu é 2. Sempre que tiver de comprar chuchu, deve-se multiplicar pelo F.C=2.
Cada serviço de alimentação deve estabelecer sua tabela de fator de correção de acordo com o tipo de alimento que adquire para maior segurança a respeito das quantidades a comprar.




Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93