Carboidrato na atividade física

Nutrição

11/10/2012

Para quem pratica atividade física regularmente o carboidrato é um dos nutrientes mais importantes na alimentação do praticante de atividade física. O motivo é que esse nutriente será responsável em aumentar seus estoques antes do exercício, fornecer energia durante o treino e também terá um papel fundamental no período de recuperação pós-treino.



O uso do carboidrato durante uma atividade aeróbica prolongada é primordial para começar a atividade com um depósito adequado de glicogênio muscular para impedir a fadiga. Em atividades mais longas, o corpo utiliza mais rapidamente a glicose sanguínea e o glicogênio muscular. Nos casos em que a fadiga ocorre após 90 minutos, a causa mais provável é o esgotamento dos depósitos do glicogênio muscular e hepático, o que pode levar à hipoglicemia.



PRÉ-TREINO


Para permitir tempo suficiente para digestão e absorção dos alimentos, prover quantidade adicional de glicogênio e glicose sanguínea e ainda evitar a sensação de fome recomenda-se o consumo de 200 a 300 g de carboidrato (1 a 3 horas antes) de baixo índice glicêmico - indicador baseado na ingestão do carboidrato de um dado alimento elevar os níveis de glicose sanguínea pós-prandial, comparado com um alimento referencia, a glicose ou o pão branco. Ex.:frutose, amendoim, feijão de soja, lentilha, pêra, damasco, maçã, leite desnatado etc.



DURANTE O TREINO

A suplementação de carboidratos durante o exercício é muito eficiente na prevenção da fadiga, porém deve ser ingerida durante todo o tempo em que a atividade está sendo realizada. Muitos estudos demonstram que glicose, sacarose e maltodextrina parecem ser igualmente efetivos em melhorar a performance. O consumo deve ser de 30 a 60 g/hora, preferencialmente, de produtos ou alimentos com predominância de glicose; frutose não é eficiente e pode causar diarreia, apesar da mistura glicose com frutose ser bem tolerada.



PÓS-TREINO

O consumo imediato da carboidrato ( nas 2 primeiras horas) resulta em um aumento significativamente maior de estoques de glicogênio. Assim o não consumo de carboidrato na fase inicial do período de recuperação pós-exercício retarda a recuperação do glicogênio. Devemos priorizar os carboidratos de alto índice glicêmico(ex.:bolos,biscoitos,pão branco,glicose,mel etc.)



Procure um nutricionista!

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Andrea Bastos de Moura

por Andrea Bastos de Moura

Nutricionista graduada pela Universidade Federal do Piaui

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93