Os benefícios de fazer tricô

Os benefícios de fazer tricô
Os benefícios de fazer tricô

Moda e Design

01/03/2016

Há alguns anos atrás, fazer tricô era uma atividade muito popular. Era normal observar mulheres fazendo as mais diversas peças para uso pessoal, para a família ou artigos sob encomenda. Com a correria do dia a dia e com a facilidade de comprar roupas prontas, o tricô deixou de ficar em evidência.

No entanto, é indiscutível que o ato de tricotar traz benefícios terapêuticos e essa arte está incluída, inclusive, nas terapias ocupacionais. O tricô é uma alternativa para a cura do stress e da depressão. Ao fabricar uma peça, a pessoa se concentra, desconectando dos problemas e dos pensamentos negativos. Além disso, o fato da pessoa confeccionar uma peça única manualmente é gratificante, causando um estado de bem-estar emocional.


Como começar a fazer tricô?

Primeiramente, o iniciante nessa arte deve pegar modelos simples, praticar bastante antes de pegar pontos e receitas mais complexas. Tricotar é uma tarefa que exige paciência e pode demorar algum tempo para o praticante adquirir certa regularidade nos pontos e ter uma tensão dos fios regular. Além disso, por mais simples que seja a peça a ser fabricada, é interessante confeccionar uma amostra antes. Muitas vezes, as medidas apontadas pelo modelo não correspondem com o trabalho pronto, já que cada pessoa tem um modo particular de tencionar os fios, ao deixar os pontos mais frouxos ou mais apertados. Uma dica para quem tem os pontos muito frouxos e precisa apertá-los é trocar as agulhas por outras mais finas. E se os pontos do trabalho estão ficando apertados demais, o indicado é trocar as agulhas utilizadas por outras mais grossas.

Um fator também muito importante é comprar toda a lã necessária para confeccionar a peça de uma única vez. Os tons de uma mesma cor de lã podem ter discreta diferença de lote para lote e, para evitar que a peça fique com tons diferentes, o indicado é comprar tudo de uma vez só. Se sobrar lã, reserve-a para outra utilidade. Sempre haverá um trabalho posterior em que esse fio poderá ser útil.

Ao começar o trabalho, pegue a lã do interior do novelo, isso evitará que ela embarace, ou que ela fique retorcida, com partes menos espessas. Se isso acontecer, o trabalho fica desigual.


Tricotar para viver melhor

O ser humano necessita de um período para relaxar, mesmo estando com a agenda lotada. Tricotar pode proporcionar equilíbrio e evitar vários problemas emocionais causados pela grande demanda que os dias atuais exigem das pessoas. Além disso, ao fazer tricô é possível produzir peças exclusivas para incrementar o guarda-roupa ou ganhar uma renda extra com os artigos fabricados.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93