A moda como cultura

A moda é responsável por ditar aquilo que é recomendado
A moda é responsável por ditar aquilo que é recomendado

Moda e Design

14/01/2014

A moda está em constante evolução, a fim de satisfazer inteiramente às necessidades e desejos do ser humano. O conceito de moda é amplo e complexo, abrangendo em sua essência elementos estruturais das sociedades de consumo.


Nesse contexto, podemos conceituar moda como uma ferramenta da sociedade que visa à construção do modo de ser das pessoas, ou seja, do modo como essas pessoas se apresentam umas às outras na sociedade. É, portanto, a representação dos hábitos e costumes de determinada época.


A moda está em constante evolução e varia de acordo com o comportamento humano, a forma de comunicação da sociedade, os avanços da tecnologia, a arte e diversos outros fatores, representando, dessa forma, um fenômeno cultural.


A moda como cultura reflete o status de uma pessoa em detrimento de outra. A moda é responsável então por segmentar a sociedade em grupos de aceitação da transformação gerada por ela. Esses grupos aderem ou não ao que a moda propõe de acordo com o poder aquisitivo real de cada um. A moda, portanto, altera a identidade mundial e também a identidade pessoal de cada ser humano dentro da sociedade de consumo.


O processo de globalização é o principal responsável por essa transformação da identidade cultural da sociedade. As mudanças são rápidas, constantes e reflexivas. Desse modo, a moda apresenta uma relação particular com a sociedade, possuindo um código próprio, representando uma linguagem cultural.


A cultura na moda está intimamente relacionada à ideia por trás das vestimentas e não apenas ao que elas são. O jogo de combinar peças e acessórios de moda permite passar um recado, uma mensagem a quem observa o propósito e não apenas vestir as pessoas. Dessa forma, fica ainda mais evidente a força que a moda possui nas relações sociais como geradora de opinião.
Por exemplo, consideremos uma coleção de moda de determinada marca. Uma coleção é muito mais que um conjunto de peças para o vestuário, ela representa um conceito e permite infinitas interpretações. É uma mensagem que o estilista deseja transmitir, ou seja, é uma ideia que ele pretende fixar no imaginário das pessoas. Portanto, se vestir é uma arte e estar inserido no mundo da moda de forma concreta não é uma tarefa fácil.


A moda é responsável por ditar aquilo que é recomendado, aquilo que é permitido, de acordo com as estações do ano. A diversidade de códigos existentes na sociedade proporciona à equipe de moda inspiração suficiente para suprir todas as necessidades humanas de maneira concreta.



No contexto da moda como cultura precisamos levar em consideração o conceito de semiótica, que representa o estudo dos instrumentos utilizados pelo homem para realizar o seu processo de comunicação na sociedade. Há uma infinidade desses instrumentos e a moda representa um forte exemplo a ser explorado. Assim, a visão de moda por parte dos integrantes da sociedade de consumo é tida como um sentido, um sinal, algo pessoal. Portanto, se vestir é considerado um modo de comunicação e retrata um movimento social em cada época específica.



A vestimenta é um fator de identificação da sociedade, transmite o estilo próprio e individual de cada um, podendo até identificar grupos que compartilham ideais, daí a sua tomada cultural. O desenvolvimento de um produto de moda por parte de uma equipe especializada não abrange apenas a cultura local e sim uma cultura generalista, pautada pela globalização. Dessa forma, a moda passou a ser uma união de culturas, de identidades em busca da satisfação momentânea, que é vendida de forma bem rápida, forte ponto do capitalismo.


Dessa forma, não existe moda sem mudanças, sem renovação. A cultura modifica o ser humano, já que este é o resultado do meio em que vive.


A interação das pessoas entre si e com o mundo no geral permitiu que a moda se estabelecesse como ponto forte da vida cotidiana das sociedades. A moda, portanto, trata-se de uma expressão da cultura da sociedade. Assim, ao se comprar um produto de moda, o ser humano está se identificando socialmente, e consequentemente se diferenciando dos outros. Porém, hoje, a moda não é só um elemento de distinção dos indivíduos dentro da sociedade. A moda é algo ideológico que delimita o tempo e o lugar, transmitindo significados e valores culturais. A moda é um instrumento subjetivo e é considerada uma prática da coletividade.


Para que a moda se estabeleça em uma sociedade como elemento de sua cultura é necessário o desejo de pertencer à determinada esfera social, além do desejo de se destacar dentro dessa esfera, de ser único.


A cultura, então, dita a moda e é fonte inspiradora para diversos estilistas famosos nos seus processos criativos de coleções. As peculiaridades de cada país, suas vestimentas, religião, comidas, músicas e costumes são as principais características utilizadas por esses profissionais.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Dia A Dia e Estética

por Colunista Portal - Dia A Dia e Estética

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93