Como as grandes marcas da moda desenvolvem suas coleções?

Toda coleção apresenta um tema
Toda coleção apresenta um tema

Moda e Design

11/11/2013

Por trás de toda coleção de moda existe uma equipe extremamente qualificada, pessoas envolvidas e engajadas em um único objetivo, o de garantir o sucesso da coleção. São várias as etapas do desenvolvimento de uma coleção. Daremos a seguir todas de forma objetiva.


1ª Etapa: Planejamento Inicial
O desenvolvimento de uma coleção começa com uma reunião entre os profissionais de moda da marca. Nessa reunião inicial, serão decididos os pontos principais do desenvolvimento da coleção, como: o valor disponível para a criação, o cronograma, o tamanho da coleção, o público-alvo, a estimativa de retorno financeiro, análise da coleção anterior, dentre outros.


Nessa etapa, o pesquisador de moda adquire o aval da marca para realizar a sua pesquisa. Determinar previamente todas as ações e seus prazos é imprescindível ao desenvolvimento de uma coleção de sucesso.


Os prazos precisam ser cumpridos de forma criteriosa e, normalmente, norteiam o bom funcionamento do processo. Isso é feito por meio de uma planilha (cronograma), que fica disponível para a marca acompanhar todo o processo.


2ª Etapa: Pesquisa de Tendências de Moda
Essa pesquisa é feita com base em informações internacionais. Normalmente, o pesquisador tem 12 meses para conseguir reunir todas as informações necessárias ao bom desenvolvimento da coleção. Como pode ser visto, é grande a importância do trabalho realizado pelo pesquisador. É esse profissional que detém todas as informações norteadoras do processo de criação.



3ª Etapa: Pesquisa de Mercado e Pesquisa Tecnológica
A marca deve estar sempre atenta à concorrência. Para isso, uma pesquisa constante de mercado é imprescindível. Conhecer as estratégias de marketing dos concorrentes é uma forma de garantir um diferencial frente a eles. Já a pesquisa tecnológica está relacionada às inovações do mercado.


Essa etapa é constante dentro de uma empresa e é feita, respectivamente, pela equipe responsável pelo marketing da empresa e pela equipe responsável pela tecnologia da informação (TI).

4ª Etapa: Escolha do tema da coleção
Tema é sinônimo de conceito. Toda coleção apresenta um tema. Esse tema é proposto pelo designer de moda, juntamente com toda a equipe de desenvolvimento. O tema deve estar relacionado às tendências do momento.



5º Etapa: A escolha da cartela de cores, cartela de tecidos e cartela de aviamentos.
Com todas as informações sobre tendências em mãos e decido o tema, é hora de decidir as cores, os tecidos e aviamentos que comporão a coleção. Essa escolha deve levar sempre em conta a qualidade, o preço e o rendimento.


6ª Etapa: Confecção dos croquis

Os croquis são desenvolvidos pelo estilista e retratam a realidade, ou seja, como o produto ficará nos usuários.


7ª Etapa: Realização dos desenhos técnicos
Também realizada pelo estilista, os desenhos técnicos são desenhos dos produtos sem o manequim. Neles constam todas as informações necessárias.


8ª Etapa: Protótipo

O protótipo representa a peça inicial, ou seja, o primeiro produto produzido. O protótipo necessita de aprovação por parte dos profissionais de qualidade.


9ª Etapa: Peça piloto
Após a aprovação do protótipo, todas as alterações feitas dão origem à peça piloto. A peça piloto servirá de referência para toda a coleção.
10ª Etapa: Escolha dos modelos da coleção
Essa é uma etapa de grande importância. Nessa etapa serão decididos quais tipos de produtos (modelos) farão parte da coleção.


11ª Etapa: Produção das fichas técnicas
As fichas técnicas são ferramentas de descrição das peças individualmente. Cada peça a ser produzida tem a sua ficha técnica específica. As fichas técnicas são importantes, pois a partir delas que serão produzidas todas as peças da coleção.


12ª Etapa: Modelagem
Essa etapa é feita pelo profissional modelista. É a confecção das peças em si.


13ª Etapa: Determinação do custo de cada peça
Nessa etapa serão determinados todos os custos da coleção, ou seja, o preço de cada peça individualmente.


14ª Etapa: Montagem do mostruário
Deverão ser confeccionadas amostras de todas as peças da coleção para demonstração aos revendedores e representantes.


15ª Etapa: Lançamento da coleção
Por meio de desfiles, catálogos, lookbooks e diversos outros meios de marketing, a coleção é mostrada à sociedade.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Dia A Dia e Estética

por Colunista Portal - Dia A Dia e Estética

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