Como o mercado vê o pesquisador de moda?

O profissional pesquisador de moda precisa ser criativo
O profissional pesquisador de moda precisa ser criativo

Moda e Design

11/11/2013

Profissões voltadas para o mundo da moda são muito recentes. De acordo com o MEC – Ministério da Educação e Cultura são 158 cursos voltados à profissionalização em Moda, no Brasil.


Por não haver regulamentação das profissões, os salários variam muito de região para região, além de haver divergências de nomenclaturas para cargos com as mesmas atribuições.


O mercado de trabalho na área é competitivo e exige por parte dos profissionais algumas características que os tornem diferenciados frente às exigências do mercado. Tais características são:

• Criatividade
O profissional pesquisador de moda precisa ser criativo e ter familiaridade com a moda e suas vertentes para que possa desenvolver um projeto de pesquisa que satisfaça às necessidades da empresa.


• Persistência
O profissional pesquisador de moda precisa ser persistente na busca por informações e dados de moda, não desistir jamais diante das inúmeras dificuldades que possam surgir. Ter persistência no trabalho é um dos pilares do sucesso! O trabalho é árduo e gradativo. Um bom resultado de uma pesquisa exige muita persistência.


• Lealdade e honestidade

O profissional pesquisador de moda deve ser leal e honesto com o trabalho dos outros profissionais. Cópias jamais! Lembrando que o resultado do seu trabalho permitirá ao estilista criar suas coleções.
• Organização
O profissional pesquisador de moda necessita de disciplina e saber organizar bem as suas ideias para conseguir entregar as informações obtidas ao estilista, dentro do prazo.


• Visão mercadológica
Para garantir a eficiência de sua pesquisa, o profissional necessita ter uma visão mercadológica geral do mundo da moda. Ou seja, dados que poderão ser importantes e dados que são desnecessários constar na pesquisa.


• Motivação
A motivação é a alma do negócio. Gostar do que faz torna todo trabalho uma aventura. E é dessa forma que deve ser encarada a profissão de pesquisador: uma constante aventura no mundo das informações de moda!


• Saber escolher bem as informações
Para que uma pesquisa seja considerada de qualidade, é necessário que o profissional escolha bem as informações que farão parte dela. Para isso, o profissional precisa deter conhecimentos prévios do mundo da moda.


• Inovação
Um profissional da área deve estar sempre antenado. Diante disso, é sempre muito importante o estudo constante. Conhecer o mercado e os concorrentes permite que cada profissional crie o seu diferencial.
• Perfeccionismo
A pesquisa de tendências deve ser perfeita, isenta de qualquer falha. Deve conter todas as informações necessárias para uma criação e lançamento de uma coleção de sucesso.


• Coragem
É preciso saber quando, como e onde ousar. Ter coragem é essencial a um profissional da área.


• Dedicação
É preciso dedicar tempo para cada etapa do processo de obtenção de informações. Portanto, nada de pressa!


• Dinamismo
Ser dinâmico é ser capaz de tomar decisões acertadas e de forma ágil e sem atropelos. É uma das características mais importantes em um profissional da área. É preciso estar pronto para tudo!


• Otimismo
Ser capaz de ver o lado bom de todas as coisas e acreditar sempre que o melhor estar por vir é garantia de sucesso na certa.


• Proação
A proação permite ao profissional a busca incessante por métodos e formas de obtenção de informações.


• Competência
Ser competente no que faz é de extrema importância na profissão. A competência é adquirida com o tempo de trabalho, ou seja, com a experiência. Portanto, é necessário muito estudo e dedicação para adquiri-la.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Dia A Dia e Estética

por Colunista Portal - Dia A Dia e Estética

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93