12/05/2009
A trombose é a oclusão (bloqueio) de um vaso sanguíneo por coágulos. As veias transportam sangue pobre em oxigênio, de todo o corpo novamente para o coração. Todas as veias da metade inferior do corpo conduzem sangue à veia cava inferior, enquanto que as veias da metade superior conduzem sangue à veia cava superior. Estes dois troncos venosos descarregam na aurícula direita do coração. Daqui, o sangue é bombeado para o ventrículo esquerdo e depois para o pulmão, através da artéria pulmonar. No pulmão, o sangue recebe oxigénio, regressando depois ao lado esquerdo coração (aurícula e ventrículo) pelas veias pulmonares, de onde é bombeado através da aorta para abastecer o corpo de oxigénio. 
        
        A oclusão de uma veia na perna provoca uma acumulação. O sangue continua a ser bombeado para a perna através da artéria, mas não pode fluir no sentido contrário através da veia. 
        
        Os sintomas típicos de trombose venosa profunda são: 
        
        •Inchaço da barriga da perna ou da parte inferior da perna, 
        •Dor, principalmente quando se transportam pesos, 
        •Por vezes, uma cor arroxeada, 
        •Tensão da pele = "pele brilhante", 
        •Sensibilidade na barriga da perna, 
        •Sensibilidade nas plantas dos pés. 
        
        Nem todos os sintomas têm de estar presentes. Em muitos casos, a trombose venosa profunda provoca apenas sintomas ligeiros, pelo que passa despercebida ao doente e ao médico. 
        
        Teoricamente, a trombose pode ocorrer em qualquer veia, por exemplo, no abdómen (trombose venosa mesentérica), no cérebro (trombose da veia sinusal), no braço, etc. Mas a localização mais comum é na perna ou na região pélvica, onde a pressão sanguínea é mais elevada. 
        
        
        O que é embolia? 
        
        O trombo (coágulo) que está a obstruir a veia pode soltar-se e deslocar-se através do sistema venoso para a veia cava inferior e, daqui, para o lado direito do coração e para o pulmão. No sistema pulmonar, o lúmen dos vasos sanguíneos torna-se menor, pelo que o trombo pode ficar alojado numa artéria pulmonar, bloqueando a corrente sanguínea e interrompendo a troca de oxigénio na área alimentada pela artéria pulmonar afectada. 
        Pode acontecer também o sangue subir novamente para o lado direito do coração, provocando uma falha cardíaca induzida por pressão (chamada coração pulmonar agudo). 
        Uma embolia pulmonar é, portanto, potencialmente perigosa e deve ser evitada. 
        Quando ocorre uma embolia pulmonar, é feita uma busca da trombose que causou o problema. Geralmente, encontra-se nas pernas ou nas veias pélvicas. 
        
        Sintomas de embolia pulmonar: 
        
        •Falta de fôlego, 
        •Dores no peito quando se respira, 
        •Tosse com sangue, 
        •Perda da consciência e colapso. 
        
        Também na embolia pulmonar, nem todos os sintomas ocorrem simultaneamente; ou os sintomas podem ser muito suaves, dificultando por vezes a formulação de um diagnóstico. 
        
Texto retirado do site: http://www.ismaap.org/347.0.html
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
        O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
                        UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93