Entenda a diabetes e conheça o tratamento

Para cada tipo de diabetes há um modo diferente de tratamento
Para cada tipo de diabetes há um modo diferente de tratamento

Medicina

21/06/2016

A diabetes mais comum é quando há falta de insulina na corrente sanguínea ocorre à elevação da glicose ou ainda a incapacidade da glicemia cumprir com suas funções. A função da insulina é permitir a entrada de glicose no organismo para o aproveitamento das atividades celulares.

Existem dois tipos de diabetes, o tipo 1 é o resultado da destruição das células pancreáticas, e o diabetes tipo 2 a insulina é produzida pelas células pâncreas mas sua ação é dificultada.

Existem outros tipos de diabetes que são bem mais raros, como defeito genético, doenças do pâncreas e doenças endócrinas e ainda diabetes gestacional que ocorre em algumas mulheres na gravidez.

Para cada tipo de diabetes há um modo diferente de tratamento. No tratamento da diabetes do tipo1 a insulina é aplicada de 2 a 3 vezes por dia. No tipo 2 da diabetes, é utilizado um remédio hipoglicemiante que controla a produção e secreção de insulina pelo pâncreas. Já para as grávidas, o tratamento é feito com uma dieta com baixo teor de açúcar, de gordura ou de carboidrato.

Existe também o tratamento natural que consta com uma boa alimentação, a base de linhaça, farinha, maracujá, etc. Essa dieta deve ser acompanhada por um nutricionista, respeitando as condições de cada indivíduo.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93