Entenda a Hemoterapia

A hemoterapia estuda o tratamento de doenças utilizando sangue humano
A hemoterapia estuda o tratamento de doenças utilizando sangue humano

Medicina

09/06/2016

A hemoterapia estuda o tratamento de doenças utilizando sangue humano. Os elementos figurados do sangue, como hemácias, leucócitos e plaquetas e os órgãos onde eles são produzidos, tudo isso é estudado na hemoterapia.

Em 1667 foi feita a primeira transfusão de sangue de um carneiro para um paciente com tifo. O paciente faleceu, mas deu-se continuidade de transfusão de sangue com animais de espécies diferentes, depois com animais da mesma espécie. Até que em 1818, Jemes Bludel conseguiu fazer a transfusão de sangue humano para mulheres que tiveram hemorragia pós-parto.

Auto-hemoterapia é um recurso terapêutico que consiste em retira sangue de uma veia e aplicação sobre o músculo, estimulando o sistema retílico endotelial.

Doenças infecciosas como a alérgica; ou ainda os corpos estranhos como os cistos ovarianos; são combatidas pelos macrófagos que conseguem vencer estes estados anormal ou pelo menos, reduzir.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93