Horário de Verão

Horário de Verão
Horário de Verão

Medicina

04/03/2016

Desde 1931, muitos brasileiros passaram a conviver com o horário de verão. Odiado por uns e amado por outros, ele consiste no adiantamento de uma hora, o que possibilita adiar a iluminação artificial no dia a dia.

Adotado pela primeira vez no mundo em 1916 na Alemanha, o horário de verão ocorre no Brasil com data fixa. Ele começa no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro, exceto se este coincidir com o domingo de Carnaval. Deste modo, o horário finaliza no domingo seguinte.


Por que adotar o horário de verão

A alteração no horário padrão visa a redução no consumo de energia no período de pico (das 18 às 22 horas) e o alívio do carregamento do sistema de geração, transmissão e distribuição de energia, reduzindo a carga do sistema elétrico nos momentos de pico.

Essa redução ocorre no período do ano em que o sistema é submetido a condições operacionais mais críticas e oferece condições favoráveis de fornecimento e qualidade de atendimento às diversas regiões. No Brasil, são adeptos ao horário de verão os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. As regiões Norte e Nordeste não participam porque estão próximas à Linha do Equador e por isso já possuem um período de luminosidade natural maior.

O Operador Nacional do Sistema (ONS) estima que o horário de verão vai gerar uma economia de 400 milhões de reais em 2013, o que seria quase quatro vezes o valor obtido em 2012 (130 milhões). Embora ofereça economia, essa mudança pode prejudicar o sono e o bem-estar das pessoas que têm dificuldades em se acostumar com o novo horário.


Dicas para se adaptar ao horário de verão
  1. Crie um costume para o sono. O bom funcionamento do relógio biológico é uma das garantias adquiridas quando uma pessoa dorme e acorda no mesmo horário. Mudando a tradição do sono, o organismo passa a habituar com a nova rotina proposta.

  2. Durma em um ambiente adequado. Procurar por um ambiente escuro, acolhedor, silencioso e arejado favorece o sono.

  3. Faça atividades físicas. Praticar atividades físicas, frequentar uma academia ou caminhar ajuda no relaxamento do corpo e auxilia as pessoas que têm o sono prejudicado com o horário de verão.

  4. Evite atividades estimulantes antes de dormir. Usar o computador, ouvir músicas muito altas ou qualquer outro tipo de atividade intensa antes de dormir pode estimular o organismo e gerar dificuldade de dormir. Por outro lado, atividades relaxantes podem beneficiar o sono.

  5. Não exagere nas refeições. Faça refeições mais leves que não exigem muito esforço do organismo para digestão. Para não prejudicar o sono, procure não comer muito tarde e fique longe do café, chás e chocolate antes de dormir.

  6. Evite remédios que estimulem o sono. O horário de verão altera apenas uma hora do habitual e, mesmo que complicada nos primeiros dias, a regularização do sono virá sem que seja necessário o uso de medicamentos.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93