06/01/2010
A pessoa fumante, quando abandona o vício, apresenta tendência a comer mais, aumentando assim o peso. Uma pesquisa americana revelou que quem deixa de fumar tem 70% de chances de desenvolver diabetes tipo 2, além de ganhar peso.
Para a realização do estudo, foram analisados 10.892 adultos de meia-idade durante dezessete anos. Os resultados mostraram que, nos seis primeiros anos após abandonar o vício, o ex-fumante corre 70% mais riscos de sofrer a doença em comparação com pessoas que nunca fumaram.
“Parar de fumar é um grande desafio para qualquer pessoa, portanto, é importante que os profissionais de saúde orientem estes pacientes sobre os riscos de outras doenças associadas e da importância de medidas preventivas quanto ao ganho de peso”, afirma o enfermeiro e tutor do Portal Educação, Alisson Daniel.
No mesmo intervalo de tempo, os ex-fumantes engordaram em média 3,8 kg e foram também os que apresentaram os mais altos riscos. Vale ressaltar que a obesidade é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de diabetes.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93